Comunicação Social

Notícia

TJSP realiza posse administrativa da desembargadora Ana Paula Corrêa Patiño

Magistrada nomeada pelo critério do 5º Constitucional.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (17), a posse administrativa da desembargadora Ana Paula Corrêa Patiño. A solenidade foi realizada na Sala Ministro Manoel da Costa Manso, no Palácio da Justiça, com condução do presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores, juízes, amigos e familiares da empossada.
Após mais de três décadas atuando na advocacia, Ana Paula Corrêa Patiño foi escolhida em listra tríplice entregue ao governador do Estado pelo Órgão Especial, para provimento de cargo pelo critério do 5º Constitucional – Classe Advogado, em virtude da aposentadoria do desembargador Moacir Andrade Peres.
“É com muita alegria que o Tribunal de Justiça se reúne para dar posse administrativa à desembargadora Ana Paula Corrêa Patiño. Vem de uma carreira brilhante na Advocacia, mas tinha por destino a Magistratura”, declarou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, fazendo referência ao pai da empossada, desembargador José Telles Corrêa, e o marido dela, juiz corregedor do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), Antonio Maria Patiño Zorz, ambos presentes na solenidade.
Após a assinatura do livro de posse, a desembargadora Ana Paula Corrêa Patiño enalteceu a oportunidade de fazer parte do maior tribunal do país. “Muita emoção e muita honra ser empossada pelo desembargador Fernando Antonio Torres Garcia”, disse a magistrada, ressaltando a grande admiração que tem pelos desembargadores da Corte paulista. “Sinto hoje a felicidade de ocupar um banco que um dia já foi ocupado por meu pai”, declarou. Ana Paula Corrêa Patiño agradeceu a presença de dezenas de magistrados, amigos e, especialmente, familiares presentes. Além do pai e do marido, também prestigiaram a posse sua mãe, Berenice Corrêa; seus filhos, Luis Fernando e Vinicius; seus padrinhos, Frederico e Waldemar; seus irmãos, Sônia Paula, Maria Paula e Paulo Henrique; seus cunhados, Pedro, Robson e José Adrian; e seus sobrinhos, Lucas, Lauane, Julia, Paula, Victor, Natiele, Miguel Henrique e Gabriel Henrique. 
Também compuseram a mesa de honra da solenidade os demais integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes.

 

Trajetória – Ana Paula Corrêa Patiño nasceu em São Paulo (SP) e graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1991. É mestre e doutora em Direito Civil também pela USP (2005 e 2012). Iniciou a carreira como advogada em 1992, sendo membro efetivo das Comissões de Bioética e Biodireito e de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB/SP). É professora de Direito Civil desde 1995, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação.

 

Quinto Constitucional – O artigo 63 da Constituição de São Paulo diz que um quinto dos desembargadores do Tribunal de Justiça estadual e da Justiça Militar será composto de advogados e de integrantes do Ministério Público, de notório saber jurídico e reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional ou na carreira. Eles são indicados em lista sêxtupla, pela seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil ou pelo Ministério Público, conforme a classe a que pertence o cargo a ser provido, e nomeados pelo governador a partir de lista tríplice encaminhada pelo Órgão Especial.  

  

  Mais fotos no Flickr.

 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP