Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: posse solene e comemoração dos 150 anos da Corte paulista são destaque na imprensa

Matérias publicadas em diversos veículos.
 
A posse solene do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e da diretoria da Escola Paulista da Magistratura (EPM), realizada na sexta-feira (2), e a comemoração do sesquicentenário do Tribunal de Justiça de São Paulo, no sábado (3), foram destaque em inúmeras matérias da imprensa. 
 
Posse solene
O SP2, da TV Globo, o Jornal da Record, da TV Record, o programa Bora Brasil, da TV Bandeirantes, o portal R7 e o Consultor Jurídico repercutiram a cerimônia de posse dos integrantes do CSM e da diretoria da EPM. O SP2 destacou os diversos representantes de instituições presentes na solenidade e o discurso do presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, que reafirmou um dos compromissos da gestão para o biênio 2024/2025: uma Justiça feita por pessoas e para pessoas. A reportagem também mencionou o sesquicentenário do TJSP e o desafio de ampliar e aprimorar a tramitação dos cerca de 20 milhões de processos. 
O Jornal da Record trouxe números que colocam a Corte paulista como a maior do País, como o fato de ser responsável por 27% de todos os processos em andamento no Brasil, além da força de trabalho composta por cerca de 2,5 mil magistrados e 40 mil servidores. No R7, o enfoque foi a posse do presidente, do vice-presidente e dos integrantes do CSM e da EPM. No programa Bora Brasil, destaque para os inúmeros representantes de instituições presentes na solenidade.   
Já o Consultor Jurídico elencou algumas das prioridades da gestão para o biênio 2024/2025 mencionadas no discurso do presidente do TJSP, entre elas as execuções fiscais, questões relativas à infância e juventude e o combate à violência doméstica. 
 
150 anos do Judiciário paulista
A TV Record, o Estadão, o Consultor Jurídico, o Migalhas, o Correio Popular e os portais O São Paulo e Cartão de Visita destacaram a comemoração dos 150 anos do Tribunal de Justiça de São Paulo, com cerimônia inter-religiosa na Catedral da Sé, seguida de programação musical no Palácio da Justiça, sede do TJSP. 
O programa Balanço Geral, da Record, repercutiu a comemoração do sesquicentenário do TJSP com apresentação do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Bachiana Filarmônica. A matéria mencionou os números grandiosos da Corte paulista. “É um mundo a ser administrado diariamente e diuturnamente e, para isso, contamos com uma equipe ampla de servidores e magistrados, todos dedicados à causa da Justiça”, disse o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, em entrevista à emissora. O maestro João Carlos Martins também falou com a reportagem. “Uma data tão importante para o Tribunal, para São Paulo e para o Brasil. Entre juízes e desembargadores, é a mesma coisa que numa orquestra, e o presidente do Tribunal é o maestro”, disse. 
No Estadão, matéria veiculada no Blog “Você Sabia?” trouxe curiosidades sobre a história do Judiciário paulista, como o primeiro recurso julgado pelo então Tribunal de Relação São Paulo-Paraná – o documento de 27 páginas está exposto no Museu do TJSP. A reportagem também listou julgamentos que repercutiram no País, falou sobre as sedes ocupadas pela Corte desde o imóvel na Rua Boa Vista e abordou os desafios para as próximas décadas, como a busca constante por evolução tecnológica. 
O Consultor Jurídico detalhou como se deu a implantação do Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná e o site Migalhas enfocou a arquitetura do Palácio da Justiça e do Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP. O site O São Paulo enfatizou a presença de diversas lideranças religiosas na cerimônia realizada na Catedral da Sé, enquanto o Cartão de Visita trouxe um panorama das apresentações realizadas no Salão dos Passos Perdidos.
O jornal Correio Popular, de Campinas, publicou artigo sobre os 150 anos, assinado pelos juízes Wagner Roby Gidaro, diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária, sediada na cidade, e Luiz Antonio Alves Torrano, diretor do fórum da comarca. O texto enfatizou avanços do TJSP em tecnologia, especialização, modernização de procedimentos, entre outras ações. “Conquanto se comemore o seu sesquicentenário, o TJSP não tem nada de 'velho' ou ultrapassado. Ao contrário, demonstra, a cada ano, inovação e tecnologia acompanhando a evolução da sociedade paulista. São pesados os investimentos em tecnologia e uso de instrumentos modernos para o processamento dos feitos", destacou o artigo.
 
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / AD (arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP