Desembargador Figueiredo Gonçalves é o mais novo integrante do OE
Vaga por aposentadoria do desembargador Francisco Casconi.
O desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves assumiu, hoje (28), a cadeira no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele assume a vaga do desembargador Francisco Antonio Casconi, que se aposentou há dois dias.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, enalteceu as qualidades do novo integrante do OE e o congratulou pela titularidade no OE. Os integrantes do colegiado, a cada primeira manifestação, dirigiam-se ao novo colega com palavras de boas-vindas e registro de consideração e respeito. O desembargador Ricardo Henry Marques Dip, por exemplo, enalteceu o fato de mais um juiz do 144º Concurso – que completará 45 anos de atividade na Magistratura – ser titular do Órgão Especial. Até então eram dois: Aroldo Mendes Viotti e o próprio Ricardo Dip.
Ao agradecer a acolhida, o desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves salientou a gentileza dos cumprimentos resumindo sua fala em duas homenagens. “A primeira ao desembargador que estou sucedendo. O desembargador Francisco Antonio Casconi transitou com brilhantismo ímpar neste Órgão Especial. Demonstrou até o final a sua dedicação ao trabalho e à toga.” O segundo desembargador citado foi Carlos Augusto Lorenzetti Bueno, aposentado desde 2021. “Comecei a substituir no OE, em junho de 2021, na cadeira do desembargador Carlos Bueno que hoje, sabendo que seria a minha primeira sessão como titular, teve a delicadeza de me telefonar. Ele é dessas pessoas que passaram pelo Tribunal de Justiça deixando amizade e respeito.”
Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves – Nascido em Barretos (SP), formou-se em Ciências Jurídicas e Socais pela Faculdade Católica de Direito de Santos, turma de 1974. Ingressou na Magistratura em 1979 (1ª Circunscrição Judiciária de Santos), judicou nas comarcas de Bananal, Osasco, Mauá, Santos e Capital. Foi promovido, pelo critério merecimento, em 1994, para o Tribunal de Alçada Criminal e a desembargador em 2005.
Câmara Reservada ao Meio Ambiente – Nesta mesma sessão, com fulcro no Edital 7/24, os integrantes do Órgão Especial elegeram, com 14 votos, o desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro para integrar a 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / Jorge Rosenberg (fotos)