Comunicação Social

Notícia

Juridiquês Não Tem Vez: alienação parental é tema do novo episódio

Podcast em linguagem simples e acessível. 

 

O novo episódio do programa “Juridiquês Não Tem Vez” trata da alienação parental. A desembargadora Daniela Maria Cilento Morsello, magistrada com 33 anos de carreira, sendo 25 deles na área do Direito de Família, é a convidada da edição. No podcast e no vídeo, ela explica o que é alienação parental, como detectá-la e os prejuízos dessa prática. 

Em linguagem simples e de fácil compreensão, Daniela Maria Cilento Morsello classifica alienação parental como a prática repetida de um dos genitores em desconstruir a figura do pai ou da mãe, visando o afastamento do convívio e prejudicando o vínculo afetivo. Ela ressalta que a alienação parental não é praticada apenas pelos pais da criança. “Qualquer parente pode praticar. Pode ser um avô ou uma avó, tios ou até mesmo uma pessoa que não seja parente da criança e que a tenha sob sua companhia. Por exemplo, um guardião ou guardiã que fica sistematicamente desconstruindo a figura do genitor”, explica. 

No vídeo, a desembargadora aponta os sinais que uma criança vítima de alienação parental demonstra, como uma injustificada recusa de ter contato com o genitor que não é seu guardião. “Só podemos ter absoluta certeza de que essa criança está sendo vítima de alienação parental por meio de uma perícia elaborada por um psicólogo judiciário ou por um perito nomeado pelo magistrado no processo”, destaca. 

O Juridiquês Não Tem Vez está disponível nas plataformas Apple Podcast e no Spotify. Confira também a página de podcasts do TJSP. O programa conta, ainda, com vídeos curtos, de até um minuto, veiculados no Youtube e no site. O objetivo é explicar, de forma simples e sucinta, um termo jurídico ou o funcionamento de um setor do Tribunal. Confira a playlist no Youtube ou acompanhe as redes sociais do TJSP – Instagram e Facebook. 

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / LF (arte) 

  

Siga o TJSP nas redes sociais: 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP