TJSP realiza primeira Reunião de Análise da Estratégia do biênio 2024/2025
60% das metas do Planejamento Estratégico já cumpridas.
Integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), juízes assessores, secretários e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram, nesta terça-feira (24), da primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do biênio 2024/2025, conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. Também participaram o vice-presidente, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, e o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Heraldo de Oliveira Silva. Durante o encontro, foi apresentado um panorama do andamento das metas estipuladas pelo Planejamento Estratégico 2021/2026: o Tribunal a segunda metade deste período de seis anos com índice de 60,6% de cumprimento (março/24). O presidente Fernando Torres Garcia afirmou que a gestão trabalhará para avançar ainda mais nos números. “Nossa meta é evoluir bastante nesse percentual e chegar muito próximo de 100% até o final de 2025”, disse.
O juiz assessor da Presidência Henrique Dada Paiva explicou que, embora o índice de cumprimento global observado em novembro de 2023 seja ligeiramente maior (60,7%), o cenário é muito positivo, uma vez que muitas das metas contam com índices flutuantes ou que necessitam de acompanhamento anual. “Como estamos nos primeiros meses do ano, a tendência é que os números sejam ainda maiores na próxima reunião”, disse.
Em seguida, o magistrado apresentou uma análise das metas, ressaltando o cumprimento integral de sete delas: consolidação do teletrabalho em unidades administrativas e judiciais; aprimoramento dos critérios de avaliação de desempenho; fornecimento de infraestrutura para teleaudiências em todas as unidades; implantação de sistema de governança na área de infraestrutura, contratos e abastecimento; implementação de análise de gestão de riscos nos fluxos das aquisições; funcionamento do Laboratório de Inovação; e implantação do Centro de Inteligência.
Outro ponto destacado foi o avanço significativo no Plano de Logística Sustentável (PLS), que saltou de 35,6% em novembro do ano passado para 44% em abril deste ano. “Várias das metas já foram atingidas, principalmente na redução do consumo de energia elétrica, de água e de papel nas unidades. Também há um comitê específico para aquelas metas que precisam de maior atenção”, explicou o juiz. A apresentação destacou, ainda, avanços em temas como a capacitação de agentes públicos; aprimoramento das interfaces de integração dos sistemas de 1ª e 2ª instâncias com outras entidades; implementação de novas Unidades de Processamento Judicial (UPJs); digitalização de todos os processos físicos; e eliminação de mais de 1 milhão de processos arquivados e catalogados.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LC e PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: