Comunicação Social

Notícia

Mães e filhos que trabalham no Tribunal e fazem parte dessa história

Dia das Mães nos 150 anos do TJSP.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo é feito de histórias. Histórias de jurisdicionados que confiam ao Judiciário paulista o encaminhamento de páginas importantes de seus destinos. Histórias da instituição que completou 150 anos em 3 de fevereiro. Relatos de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que têm suas vidas entrelaçadas ao TJSP.
Hoje, para homenagear todas as mães, os destaques são as trajetórias de mulheres que, fazendo parte da Corte paulista, incentivaram seus filhos a traçarem o mesmo caminho de dedicação ao Judiciário.
São muitas histórias nesses 150 anos e, para encontrá-las, convidamos os integrantes do TJSP com mães que trabalham ou trabalharam na instituição a enviarem uma foto e indicarem palavra ou expressão que as definem. O material recebido foi distribuído entre as peças de comunicação da homenagem do Dia das Mães do TJSP: notícia, vídeo e publicações nas redes sociais. Amor, dedicação, carinho, parceria, força, exemplo, garra, inspiração e determinação são algumas das palavras encaminhadas, que refletem não apenas as mães do TJSP, mas todas as mulheres que criam e educam seus filhos.

Histórias
Entre as muitas mães homenageadas na campanha do TJSP, está Elza Hilário Cardoso, servidora aposentada. Os filhos Luisa Aparecida Misael Cardoso e Valdemir Cardoso Filho também são funcionários do Tribunal e contam que a mãe ingressou no extinto Tribunal de Alçada Civil, no serviço de copa. Mais tarde, prestou concurso e foi atuar em uma unidade judicial. “Mesmo criança, já conseguia perceber o exemplo de profissional dedicada. Lembro que ela me dizia o quanto aqueles processos eram importantes. Eu e meu irmão levamos esse comprometimento para a vida. Dona Elza é uma mulher preciosa, que conseguiu, com muito esforço, criar os filhos. Até hoje, aos 85 anos de idade, segue ativa e fala com muito carinho do período trabalhado no TJSP e dos amigos que fez”, conta Luisa.
O juiz Igor Canale Peres Montanher, da Vara Criminal de Ibitinga, também participou da homenagem, enviando uma foto com sua mãe, Cristina Maria Canale Peres Montanher, servidora aposentada. O exemplo materno despertou seu sonho de ingressar na Magistratura. "Brinco que nasci no fórum, pois meus pais já eram servidores. Durante toda a infância, via minha mãe trabalhando como escrevente na sala de audiências, muito próxima aos juízes. Por acompanhar todo seu respeito, admiração e comprometimento com o serviço, acabei optando pela Magistratura”, conta. O juiz iniciou a carreira em 2023 e relembra o momento da posse, no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, com a presença da mãe: “Só tenho gratidão por todo o incentivo e apoio recebido; um exemplo de dedicação na vida pessoal e profissional e um exemplo de mãe e amiga”.
A palavra alegria foi escolhida pela servidora Mirian Barcelos Soares Moreira para descrever sua mãe, Henriqueta da Silva Barcelos, servidora aposentada que atuou por muitos anos na comarca de São José dos Campos. “Ela é uma pessoa extremamente comunicativa, com muitos amigos e que adora dançar”, conta Mirian, que também frequentou o ambiente do fórum quando criança, pois a mãe era escrevente e o pai, oficial de justiça. “A história se repetiu. Minha mãe sempre exerceu as atividades com muito zelo e dedicação e levo isso para a minha carreira”, concluiu.
Todas as fotos enviadas para homenagear as mães foram utilizadas no álbum desta notícia, no vídeo comemorativo do Dia das Mães ou no Instagram do TJSP.

 

Comunicação Social TJSP – AA e FS (texto) / arquivo (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br


Siga o TJSP nas redes sociais:  
www.facebook.com/tjspoficial   
www.twitter.com/tjspoficial   
www.youtube.com/tjspoficial   
www.flickr.com/tjsp_oficial   
www.instagram.com/tjspoficial   
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP