TJSP na Mídia: repercussão do programa Execução Fiscal Eficiente
Acordo de cooperação assinado na sexta-feira.
Diversos veículos de imprensa noticiaram, nos últimos dias, a celebração de Acordos de Cooperação Técnica relacionados ao programa Execução Fiscal Eficiente, que viabilizará a extinção de mais de 2 milhões de processos no Estado nos próximos 12 meses. A assinatura ocorreu na sexta-feira (10), no Palácio da Justiça, com adesão do TJSP, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Contas de Estado (TCE), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e de 81 prefeituras paulistas, incluindo a Capital.
Matéria do UOL explicou os critérios para a extinção das execuções que já são possíveis com base nos normativos do Supremo Tribunal Federal, do CNJ e do TJSP: processos com dívida inferior a R$ 10 mil, sem movimentação útil há mais de um ano, nos quais não houve citação do devedor ou quando não houver bens penhoráveis. O texto fala sobre os métodos alternativos de cobrança da dívida, como a conciliação e o protesto. Já reportagem do SP2, da TV Globo, destacou que a iniciativa desafoga o Poder Judiciário, uma vez que os processos de execução fiscal representam 61% das demandas em andamento no Estado, muitas das quais com dívidas inferiores aos custos processuais. “No momento em que extinguimos quase metade do acervo, evidentemente os recursos humanos e financeiros poderão ser dirigidos para todas as outras áreas do Tribunal", disse o presidente Fernando Antonio Torres Garcia.
À CNN, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Roberto Barroso, ressaltou a importância da iniciativa. “Firmamos acordos que visam a desjudicialização e a redução da litigiosidade da Justiça. Isso vai impactar de maneira expressiva a quantidade de execuções fiscais”, declarou. Em entrevista ao Jornal da Noite, da TV Bandeirantes, o ministro mencionou estudo do CNJ que comprovou que ações judiciais de cobrança recuperam menos de 2% dos créditos, enquanto os protestos de títulos recuperam mais de 20%. “Portanto, existe um mecanismo muito mais eficiente, que não sobrecarrega o Judiciário.”
O assunto também foi noticiado por veículos como SBT, TV Bandnews, Rádio Bandnews, Rádio Bandeirantes, Rádio CBN, O Estado de São Paulo, Istoé, Istoé Dinheiro, Terra, Agência Brasil, Conjur, Migalhas, Diário do Grande ABC, A Tribuna, Diário da Região, Tribuna de Ribeirão, O Dia, Portal News, entre outros. O site Jota também destacou a presença do presidente do CNJ e do STF na cerimônia de encerramento do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que ocorreu no Palácio da Justiça, pouco antes da celebração dos acordos de cooperação.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / MS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: