Comunicação Social

Notícia

TJSP instala 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Osasco

Solenidade conduzida pelo presidente Fernando Torres Garcia.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, na sexta-feira (24), a 2ª Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Osasco, sede da 4ª Circunscrição Judiciária (4ª CJ). A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de representantes dos três Poderes, integrantes de instituições e muitos magistrados. 
A instalação traz um valioso reforço à prestação jurisdicional da cidade, que tem 743 mil habitantes e mais de 259 mil processos em andamento. Titular da nova unidade, a juíza Denise Indig Pinheiro – que também instalou a 1ª Vara do Juizado Especial Cível, há 17 anos – destacou a importância dos juizados para celeridade da Justiça. “Nossa missão, como operadores de Direito, é servir à sociedade, garantindo o acesso a uma tutela jurisdicional eficiente. Que a 2ª Vara seja mais um instrumento na promoção da paz social e na realização do ideal de Justiça para todos”, declarou.
Para a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Osasco, Maria José Soares Bonetti, a ampliação do acesso à Justiça era uma necessidade diante da evolução da cidade. “Temos o segundo maior PIB do estado. Com esse crescimento, os problemas também aumentaram e o Poder Judiciário passou a ser mais demandado. Em nome da Advocacia, agradeço pela instalação”, disse. 
Representando o Ministério Público de São Paulo, o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Cível e Tutela Coletiva, Roberto Barbosa Alves, enalteceu a união de esforços para a concretização da unidade. “Solenidades como essa refletem décadas de trabalho, planejamento, alocação de espaço, atos legislativos e administrativos e uma série de esforços de muita gente. Por isso, felicitamos o Poder Judiciário por mais essa conquista.”
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, reiterou a cooperação entre o Executivo e o Judiciário e celebrou a instalação. “Somos a segunda economia do estado de São Paulo, mas a riqueza precisa ser acompanhada pela desburocratização e celeridade dos processos. Entendemos que o Poder Público municipal precisa estar próximo do Judiciário e do Legislativo, porque quem ganha com isso é a nossa população”, enfatizou.
O presidente Fernando Antonio Torres Garcia relembrou com saudosismo o início de sua carreira na Magistratura, há 41 anos, como juiz substituto em Osasco. “O bom filho a casa torna. É uma cidade especial para mim”, disse. Em seguida, falou da honra em presidir a instalação de mais uma unidade no Estado. “É sempre uma alegria para o Poder Judiciário de São Paulo comemorar datas como esta, de instalação de uma nova unidade, especialmente um juizado especial, que foi concebido para dar maior celeridade à prestação jurisdicional”, afirmou o desembargador. Após o descerramento da placa de inauguração, o presidente e demais representantes de instituições fizeram uma breve visita às obras do edifício que receberá o novo fórum de Osasco. 
Também prestigiaram a solenidade o coordenador da 4ª CJ, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; o coordenador adjunto da 4ª CJ, desembargador James Alberto Siano; o diretor do fórum de Osasco, juiz Samuel Karasin; o vereador Délbio Camargo Teruel, representando a Câmara Municipal de Osasco; os deputados estaduais Gerson Pessoa e Rogério Santos; o juiz substituto em 2º Grau Wilson Lisboa Ribeiro; os juízes assessores da Presidência Rodrigo Nogueira e Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro; a juíza assessora da Vice-Presidência Anelise Soares; o diretor do fórum de Barueri e coordenador da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) em Osasco, juiz Bruno Paes Straforini, representando o presidente; a diretora do fórum de Carapicuíba, juíza Camile de Lima e Silva Bonilha; a diretora do fórum de Jandira, juíza Juliana Moraes Corregiari Bei; o diretor do fórum de Santana de Parnaíba, juiz Fabio Martins Marsiglio; o delegado de Polícia assistente da Delegacia Seccional de Osasco, Higino Grigio, representando o delegado-geral; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, Guilherme Magri, representando a presidente; a secretária-geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP), Isabelle Maria Verza, representando o presidente; demais magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, representantes de instituições civis e militares e servidores da Justiça.

 

  Mais fotos no Flickr.

 

 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:   


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP