Palácio da Justiça recebe estudantes de Direito para prática de júri simulado
Graduandos participaram de atividade.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, durante a semana, alunos dos cursos de Direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e da Universidade Cruzeiro do Sul para júri simulado. As atividades, realizadas no Salão do Júri do Palácio da Justiça, proporcionaram aos estudantes a vivência da prática jurídica aprendida em sala de aula.
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
O caso simulado pela USCS na quarta-feira (22) envolveu adaptação da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, com o personagem Bentinho como réu, acusado de envenenar o filho. Foi ouvida uma única testemunha, Capitu. Os estudantes que simularam o julgamento tiveram a oportunidade de treinar suas habilidades de oratória e convencimento dos jurados, escolhidos através de sorteio conforme os ritos do júri. O Conselho de Sentença decidiu pela condenação de Bentinho.
A abertura da atividade foi feita pela desembargadora Débora Vanessa Caús Brandão, que leciona na universidade. Ao final da prática, a professora Estela Bonjardim, que atuou como a juíza presidente do Tribunal do Júri, cumprimentou os participantes. “Eu quero agradecer ao Tribunal de Justiça por nos permitir viver mais uma vez essa experiência, extremamente prazerosa para nós.”
Também prestigiaram o evento os professores Cinira Melo, Carlos Gianfardoni, Lucia Helena Polleti e Priscila Silveira.
Universidade Cruzeiro do Sul
Na sexta-feira (24), os estudantes simularam caso real ocorrido em 2019, em que um homem foi acusado de matar a facadas a esposa e a sogra. Foram ouvidas testemunhas e realizado o interrogatório do réu. Ao final, o Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do acusado por ausência de provas.
A atividade foi introduzida pelo coordenador do curso de Direito da Universidade Cruzeiro do Sul, professor Wellington Ferreira de Amorim, que cumprimentou os alunos. “Quero registrar que o TJSP trata a Universidade Cruzeiro do Sul, os nossos alunos e professores, com muito respeito e com muito carinho. Para que tudo aconteça, existem muitas pessoas trabalhando, e às vezes nem nos damos conta. Agradeço por abrirem as portas, possibilitando a realização de mais um evento.”
Ao término, o aluno que atuou como juiz presidente do Tribunal do Júri agradeceu o esforço de todos os participantes. “No começo estávamos tímidos, apreensivos com o caso, mas diante de muito trabalho dos professores, hoje conseguimos apresentar o que os senhores viram. Eu agradeço pela experiência e pela ajuda em todos os momentos”, disse Rafael Cassu Frezzato Correia.
O júri simulado contou, também, com a presença das professoras mestres Rosa Maria Abade e Marize Oliveira, e dos professores mestres Cleber de Moura, Emilio Shima e Rogério Neres.
Universidades interessadas em realizar sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça devem contatar a Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 4802-9215.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – IM (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: