TJSP na Mídia: imprensa repercute instalação de varas de crimes praticados contra crianças e adolescentes na Capital
Presidente Fernando Torres Garcia concedeu entrevista.
A instalação da 1ª e 2ª Varas de Crimes Praticados Contra Crianças e Adolescentes, ocorrida no último dia 21 na Capital, foi destaque em diversas reportagens veiculadas pela imprensa. A TV Record, TV Record News, Consultor Jurídico, Rádio CBN, coluna da Mônica Bergamo na Folha de São Paulo, e Rádio Bandeirantes repercutiram o tema e enfatizaram o aumento da celeridade processual com a iniciativa.
O Jornal da Record e o jornal Alerta Brasil, da TV Record News, abordaram a violência contra crianças e adolescentes e salientaram que as unidades contribuem para a rapidez desses julgamentos. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, concedeu entrevista à Record e falou sobre a instalação. “Toda especialização, seja em qual ramo do Direito for, tanto no Privado quanto no Criminal ou no Público, é salutar. Especializa o juiz e especializa a equipe técnica. Isso faz com que o processo seja tratado com maior dedicação e maior celeridade”, apontou.
O site Conjur destacou o pronunciamento do presidente Fernando Torres Garcia na solenidade, assim como os discursos do juiz diretor do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda), Helio Narvaez; e o do juiz da 1ª vara instalada, Fábio Henrique Falcone Garcia. Eles falaram sobre o funcionamento das unidades, ressaltando a importância do depoimento especial para evitar a revitimização.
O CBN São Paulo também destacou os cuidados e a humanização na escuta que as varas especializadas possibilitam. Ao programa, o juiz assessor da Presidência André Gustavo Cividanes Furlan evidenciou o principal objetivo. “Tornar mais efetivo o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente consagrado na Constituição Federal, tornando mais célere e mais acolhedor o atendimento às crianças vítimas ou testemunhas de crimes praticados na Capital”, disse.
A coluna da Mônica Bergamo e o programa O Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes, divulgaram as instalações, realçando o recebimento de mais de 10 mil processos em andamento, destinados a apurar crimes como estupro de vulnerável, lesão corporal e sequestro.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / MS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: