Comunicação Social

Notícia

TJSP abraça campanha e incentiva doações de sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue celebrado em 14/6.

 

Todos os anos, na mesma data, o mundo se volta para destacar um ato que salva muitas vidas: a doação de sangue. A importância do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na próxima sexta-feira (14), deu origem à campanha Junho Vermelho, estendendo ações de sensibilização para o mês inteiro. O processo é simples e ajuda pessoas que necessitam de tratamentos e intervenções médicas complexas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
Os interessados em doar passam por triagem composta por cadastro e avaliação clínica por profissional de saúde, que inclui breve entrevista. Posteriormente, são encaminhados para a doação, que não oferece risco para a saúde – os adultos possuem, em média, cinco litros de sangue, e no processo são coletados, aproximadamente, 450 ml. Em seguida, o material é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e pode beneficiar vários pacientes com apenas uma doação. Homens devem aguardar 60 dias para doar novamente, com no máximo quatro doações por ano. Já as mulheres devem esperar no mínimo 90 dias e respeitar o máximo de três doações anuais.
De acordo com a última atualização da Pró-sangue (10/6), os estoques de sangue B-, O-, O+ estão em estado crítico e os tipos A- e A+ em estado de alerta.

  Iniciativas
Há nove anos o Judiciário paulista apoia a causa. Entre 2015 e 2021 foram realizadas coletas no Palácio da Justiça, sede do Judiciário, e em diversos prédios: Complexo Criminal Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda), Fórum João Mendes Júnior, Foros Regionais de Penha de França, Tatuapé, Ipiranga e Santo Amaro, entre outros.
Desde maio de 2022, a campanha é feita em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e o Governo do Estado, por meio das secretarias da Fazenda (Sefaz), Agricultura e Abastecimento e Turismo e Viagens. As coletas, realizadas pela Fundação Pró-Sangue no Palácio da Justiça e nos outros órgãos participantes, já resultaram em 768 atendimentos, com 595 bolsas, que podem salvar até 2.380 vidas, já que cada bolsa beneficia até quatro pacientes.
Outras ações promovidas pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TJSP, por meio do Serviço de Enfermagem e Promoção de Saúde, também incluem lives, envio de e-mail marketing e divulgação de conteúdo pela intranet, com destaque para a campanha Junho Vermelho, com foco na conscientização do público interno sobre o tema. Ainda neste ano ocorrerão coletas no Palácio da Justiça e na Sefaz-SP.
A assistente judiciário Helena Mendes Vieira participou das campanhas nos últimos dois anos, incentivada pela proximidade da sede do TJSP com o Fórum João Mendes Júnior, seu local de trabalho. “Há 30 anos me tornei doadora, quando meu pai foi operado, e sei a dificuldade que os bancos de sangue têm em manter estoque suficiente. Desde então, faço doações duas ou três vezes por ano e as campanhas do Tribunal facilitam muito, já que a inscrição é fácil e o atendimento é rápido e seguro”, diz. A chefe de Seção Judiciária Juliana Malta Buttini também participa das ações do TJSP. “Depois da doação recebemos um e-mail com o total de bolsas coletadas e a quantidade de pessoas que poderiam ser beneficiadas, o que achei muito positivo por mostrar que um pequeno gesto pode fazer toda a diferença na vida de tantas pessoas”, salienta.

Como doar
Os pontos de coleta funcionam em todo o estado de São Paulo. Servidores da Capital, do Interior e do Litoral, bem como toda a população apta a doar, podem consultar os locais na página da Secretaria Estadual da Saúde, e realizar agendamento on-line no site da Fundação Pró-Sangue.

 

Para ser doador

  • Ter entre 16 e 69 anos (pessoas com idade entre 16 e 18 anos precisam de autorização do responsável legal)
  • Idade até 60 anos, se for a primeira doação
  • Pesar mais de 50 kg
  • Boas condições de saúde
  • Estar hidratado e alimentado antes do procedimento (preferencialmente alimentos leves e não gordurosos)
  • Estar descansado – mínimo de 6 horas de sono
  • Levar documento oficial com foto

 

  Pré-requisitos

  • Não estar grávida ou amamentando
  • Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 6 meses, desde que em estabelecimento adequado (seguro); caso contrário, o prazo é de 12 meses
  • Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses
  • Não ter febre no dia da doação
  • Não ter apresentado sintomas de gripes ou resfriados nos últimos 7 dias
  • Não ter tratado infecções bacterianas (com uso de antibiótico) nas últimas duas semanas
  • Não ter tido malária ou visitado área endêmica de malária há menos de 12 meses
  • Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento
  • Vacinados contra a gripe – após 48h
  • Vacinados contra Covid-19 – 7 dias

 

Quem doa para quem?


Pode doar para:

Recebe doação de

Sangue tipo A+

AB+ e A+

A+, A-, O+ e O-

Sangue tipo A-

A+, A-, AB+ e AB-

A- e O-

Sangue tipo B+

B+ e AB+

B+, B-, O+ e O-

Sangue tipo B-

B+, B-, AB+ e AB-

B- e O-

Sangue tipo AB+

AB+

todos

Sangue tipo AB-

AB+ e AB-

A-, B-, O- e AB-

Sangue tipo O+

A+, B+, O+ e AB+

O+ e O-

Sangue tipo O-

todos

O-

 

Fontes: Ministério da Saúde • Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo

 

N.R.: Texto originalmente publicado no DJE de 12/6/24   

 

Comunicação Social TJSP - BC (texto) / KS, PS e LC (foto) / MK (layout).
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial  
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP