APMTJ homenageia policiais no Fórum Criminal da Barra Funda
Apoio no cumprimento da prestação jurisdicional.
A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) homenageou, nesta sexta-feira (6), com a Láurea do Mérito Pessoal e com a medalha “Valor Militar”, militares que atuaram de forma a viabilizar os trabalhos da PM em apoio ao TJSP. A cerimônia, realizada no Complexo Judiciário “Ministro Mário Guimarães”, foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e pelo chefe da APMTJ, coronel PM Miguel Elias Daffara.
A Láurea do Mérito Pessoal (LMP) tem como propósito a homenagem e reconhecimento da Polícia Militar aos seus integrantes que, por seus méritos pessoais, se sobressaíram com fatos positivos originários de ações policiais, engrandecendo a imagem institucional perante a sociedade. A honraria, estabelecida em cinco graus, é uma forma de valorização pela busca da excelência profissional. A medalha “Valor Militar” foi instituída pela Lei Estadual nº 2.248/63, a fim de patentear o reconhecimento do Estado aos oficiais e praças da Instituição Policial Militar pelos bons serviços por eles prestados, com lealdade, constância e valor. É concedida nos graus bronze, prata e ouro, correspondendo respectivamente a 10, 20 e 30 anos de bons serviços prestados ao Estado.
“Reconhecimento é uma forma sutil de gratidão e eu, como comandante, sou muito grato a todos os policiais (oficiais e praças) que compõem o corpo da APMTJ”, declarou o coronel PM Miguel Daffara em seu discurso. “Há um provérbio africano que diz: ‘Se você quiser ir mais rápido, vá sozinho; mas, se quiser ir mais longe, vá em grupo’. Posso dizer que estou chegando o mais longe possível nessa minha carreira e, se consegui chegar aos 36 anos de serviço, foi graças ao trabalho e companheirismo de policiais como estes aqui presentes, que estiveram ao meu lado, me dando suporte.”
O presidente Fernando Antonio Torres Garcia felicitou os agraciados e exaltou o trabalho dos 293 integrantes da APMTJ, “sem os quais o TJSP não prestaria o serviço que presta à população de São Paulo”. “O Poder Judiciário de São Paulo não teria a força que tem não fosse a Polícia Militar a garantir a decisão judicial e a APMTJ a ajudar no efetivo cumprimento da lei”, afirmou. “O nosso comparecimento aqui hoje, além de nos dar muita honra, nada mais é que a obrigação de cada um de nós em reconhecer a efetiva dedicação dos senhores e senhoras no auxílio ao cumprimento da nossa missão de prestar a melhor jurisdição.”
Na solenidade, foram 61 agraciados com a Láurea do Mérito Pessoal e outros cinco com a medalha “Valor Militar”, acompanhados de familiares e amigos que prestigiaram o evento.
Também compuseram a mesa de honra o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; o presidente do TJSP no biênio 2022-2023, desembargador Ricardo Mair Anafe; o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Thiago Elias Massad; o juiz diretor do Complexo Judiciário “Ministro Mário Guimarães”, Hélio Narvaez; o juiz corregedor do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), Antonio Maria Patiño Zorz; o chefe de Gabinete do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Erick Gomes Bento; o promotor de Justiça Eder Segura, representando o procurador-geral da Justiça; o diretor do Departamento de Segurança da Apamagis e ex-presidente do TJMSP, coronel Antônio Augusto Neves e o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Tiago Antonio Salvador.