TJSP promove posse solene de três novos desembargadores
Simões de Almeida, Jairo Brazil e Tania Ahualli.
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, na última sexta-feira (14), a posse solene dos desembargadores Maurício Simões de Almeida Botelho Silva, Jairo Brazil Fontes Oliveira e Tania Mara Ahualli, em cerimônia realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça. O evento foi conduzido pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), magistrados, representantes de instituições, amigos e familiares. Na ocasião, os empossados prestaram o compromisso do cargo e receberam o Colar do Mérito Judiciário.
Oradora em nome do TJSP, a desembargadora Silvia Rocha, relembrou a trajetória de cada um dos empossados. “Dedicaram a vida à Magistratura e foram capazes – não obstante os inúmeros obstáculos que a carreira, tal qual a vida, traz – de galgar os degraus de sua vida profissional com responsabilidade, não se furtando ao aperfeiçoamento nem às oportunidades de cultuar a Justiça, na lida incansável de solucionar conflitos, diuturna, paciente e obstinadamente”, disse. E completou: “Que esta celebração os faça concluir que têm usado os instrumentos colocados às suas disposições para serem úteis, porque não se deixaram contaminar pela descrença, que invalida a vida, e isso os faça sentir realizados e felizes”.
Tania Mara Ahualli se referiu ao momento como o ponto mais alto de sua carreira e falou sobre a paixão pelo trabalho. “Poucas pessoas têm a sorte de se sentirem verdadeiramente realizadas com a tarefa que escolheram para suas vidas. É uma profissão que exige coragem e muita dedicação, mas que, em contrapartida, oferece gratificação de servir à sociedade e contribuir para um mundo mais justo”, ressaltou. Ela também reforçou seu compromisso com a Justiça: “Assumo essa nova posição com a promessa de continuar a trabalhar arduamente em prol da Justiça e da dignidade humana”.
O desembargador Jairo Brazil Fontes Oliveira falou com gratidão sobre sua trajetória, o apoio da família e a recepção de magistrados e servidores nas comarcas em que judicou. “O Judiciário paulista é uma família de verdadeiros heróis, vocacionados, que superam os próprios limites para cumprir o seu dever constitucional de socorrer a sociedade e o próprio Estado na solução das infindáveis questões que o atormentam. Família que eu tenho o privilégio de integrar há tantos anos e que hoje me concede a honra de subir ao mais alto degrau da carreira”, declarou.
O desembargador Maurício Simões de Almeida Botelho Silva reforçou a confiança no Judiciário paulista. “Creio no Direito como instrumento a serviço da paz. Creio neste Tribunal, no inestimável serviço que presta e nos homens e mulheres que nele servem ao povo de São Paulo. Possa eu estar à altura do desafio que me aguarda”, disse. O magistrado também falou sobre o apoio que recebeu ao longo de sua carreira. “Não é obra isolada, trilhada de maneira solitária. É fruto de esforço coletivo, de saudável investimento emocional e de compromisso moral de esposas, filhos, pais, amigos e colegas. Nada mais justo que eles, assim como nós, sejam os homenageados."
O presidente Fernando Torres Garcia deu as boas-vindas aos novos desembargadores e também falou sobre suas trajetórias e experiência jurídica. “Sem coragem, o magistrado não consegue judicar. É o que fizeram esses três ilustres magistrados até hoje, desde o ingresso na Magistratura, quando prestaram o concurso, nas décadas de 1980 e 1990. São experientes, com uma carreira sólida, que galgaram paulatinamente os degraus dessa nossa tormentosa, trabalhosa, mas belíssima carreira”, concluiu.
Também prestigiaram a solenidade o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto; o desembargador federal David Diniz Dantas, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3); o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda; os ouvidores do TJSP, desembargadores Afonso de Barros Faro Júnior e Rosangela Maria Telles; o secretário-adjunto de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros, desembargador Walter Rocha Barone, representando o presidente; o diretor-presidente da Cooperativa dos Magistrados Estaduais, Federais e Trabalhistas (Magiscred), desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro; a primeira sub-defensora pública-geral, Bruna Simões, representando a defensora pública-geral do Estado de São Paulo; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad; o promotor de Justiça e 1º secretário da Associação Paulista do Ministério Público, Fernando Pereira da Silva, representando o presidente; o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, João Vinícius Manssur, representando a presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara; o delegado de polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador; a vice-presidente da Academia Notarial Brasileira, Ana Paula Frontini; a presidente do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros; o diretor do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Ubiratan Pereira Guimarães, presentando o presidente; o vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo, Demades Mario Castro, representando o presidente; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção São Paulo, José Carlos Alves; a diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen), Giovanna Truffi Rinaldi, representando o presidente; muitos desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes de instituições civis e militares, amigos e familiares dos empossados e servidores da Justiça.
Trajetórias:
Maurício Simões de Almeida Botelho Silva – Nasceu na capital paulista, em 1957. É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1980, e pós-graduado em Direito Comercial pela mesma instituição. Ingressou na Magistratura em 1989, como juiz substituto da 52ª Circunscrição Judiciária, com sede em Itapecerica da Serra. Também atuou nas comarcas de Poá, Santo André, Campinas e São Paulo. Em 2023, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau. Assume o cargo decorrente da aposentadoria do desembargador Mario Antonio Silveira.
Jairo Brazil Fontes Oliveira – Nasceu em São Paulo (SP), em 1963. Graduou-se pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, turma de 1986. Ingressou na Magistratura em 1989, como juiz substituto da 21ª Circunscrição Judiciária, com sede em Registro. Também atuou nas comarcas de Bilac, Ribeirão Pires, Santo André e na Capital. Em 2014, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau. Assume a cadeira deixada pelo desembargador Danilo Panizza Filho, em razão de sua aposentadoria.
Tania Mara Ahualli – Nasceu na capital paulista, em 1964. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), turma de 1987, e é doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1990, como juíza substituta da 45ª Circunscrição Judiciária, com sede em Mogi das Cruzes. Também atuou nas comarcas de Piedade, Itapecerica da Serra e São Paulo. Em 2021, foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º Grau. Toma posse no cargo decorrente da aposentadoria do desembargador Francisco Antonio Casconi.
Mais Fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS, LC e RD (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: