Comunicação Social

Notícia

ApadrinhARTE e Sesc Santana retomam parceria para atrações culturais gratuitas a crianças e adolescentes acolhidos

Jovens assistiram ao filme “Perlimps”.
 
O Programa ApadrinhARTE e o Sesc Santana retomaram, neste fim de semana, uma importante parceria que tem como principais beneficiados crianças e adolescentes em situação de acolhimento em São Paulo, com a possibilidade de acesso gratuito a eventos culturais oferecidos pela instituição. No último sábado (22), dezenas de jovens atendidos pelos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saicas) da Capital assistiram à animação brasileira “Perlimps”. “A retomada da parceira com o Sesc Santana vem garantir o direito constitucional de acesso à cultura e lazer, contribuindo para a redução de desigualdade social”, afirma a juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça Mônica Gonzaga Arnoni.
Para muitos, foi o primeiro contato com o cinema. “O que eu mais gostei foi quando os personagens se infiltraram entre os gigantes”, disse um dos jovens, de 14 anos. Além da sessão, as crianças circularam pelo espaço do Sesc e interagiram com outras exposições. “Isso é muito importante, porque essas crianças têm pouco acesso à cultura, e inseri-los nessas atividades faz com que se se tornem humanos mais completos”, explica o orientador socioeducativo Elizeu Roberto Cândido, que acompanhou os jovens do Saica Casa da Vovó Nadir, uma das instituições que participaram da sessão.
Além de salas de cinema, a expectativa do projeto é oferecer aos jovens, periodicamente, acesso a shows, sessões de teatro, exposições e outros eventos culturais promovidos pelo Sesc, bem como cadastro em cursos oferecidos pela instituição. “A Corregedoria Geral da Justiça vem sensibilizando a iniciativa privada e entidades do terceiro setor sobre a importância da ampliação de repertório e conhecimento para crianças e adolescentes que já vivenciaram tantas privações. Além de fundamental para o desenvolvimento, a cultura é importante para a sociedade como um todo”, conclui Mônica Arnoni. 
 
ApadrinhARTE - Criado pela Corregedoria Geral da Justiça em 2022, o programa busca parceiros que ofereçam oportunidades para que crianças e adolescentes acolhidos possam frequentar eventos culturais – como cinemas, teatros, museus e shows –, além de bolsas para cursos de música, dança, pintura etc. Ao longo de dois anos de trabalho, foram mais de 95 ações envolvendo cerca de 2,6 mil participantes, que vivenciaram momentos de lazer e cultura, direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Saiba mais na página do programa.
 
Como ser parceiro
Aqueles que quiserem oferecer ingressos ou cursos devem enviar e-mail para apadrinharte@tjsp.jus.br, indicando: 
• Nome do interessado ou empresa 
• Responsável e telefone de contato  
• Evento ou curso que pretendem oferecer  
• Local, data e horário do evento ou curso 
• Quantidade de ingressos ou vagas disponíveis
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LC (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP