Comunicação Social

Notícia

Programa Saúde Itinerante percorre estado com palestras e atendimentos a magistrados e servidores

Detecção de doenças e melhoria na qualidade de vida.
 
Melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e promover mudanças de comportamento para uma rotina mais saudável. É com esse objetivo – um dos pilares da administração do biênio 2024/2025, presidida pelo desembargador Fernando Antonio Torres Garcia – que a equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de São Paulo percorre comarcas de todo o estado com o programa Saúde Itinerante. O grupo promove atendimentos clínicos e odontológicos a servidores, estagiários e terceirizados, além de palestras com foco em conscientização e prevenção. Instituído em 2017, o programa já percorreu diversos prédios do Judiciário na Capital e mais de 20 comarcas no interior e litoral, com cerca de 6 mil participantes.
A cada mês a ação é realizada em uma unidade diferente. Durante um dia de atividades, os participantes recebem informações sobre temas como alimentação saudável, importância de atividades físicas e sono de qualidade, gerenciamento de estresse, cuidados com álcool e tabaco, dicas de higiene bucal, entre outros, incluindo entrega de materiais informativos e kit saúde. Além disso, o programa disponibiliza medições de glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal, cálculo do índice de massa corporal (IMC), monoximetria, oroscopia e outras aferições que permitem detectar casos de diabetes, hipertensão, obesidade e doenças bucais. Na Capital, os participantes também podem agendar consultas médicas e odontológicas.
Na última semana, em 26 de junho, foi a vez da Comarca de São José dos Campos receber o programa, com a participação de 173 pessoas, que realizaram procedimentos clínicos e acompanharam palestras sobre saúde mental e bucal. A enfermeira judiciária Anita Salvadori Randi, que já atuou em dezenas de edições do Saúde Itinerante, marcou presença mais uma vez, destacando a importância da detecção precoce de doenças crônicas, uma das grandes metas da iniciativa. “É essencial para melhorar os resultados de saúde individuais e coletivos, além de contribuir para a redução dos custos de saúde e o aumento da qualidade de vida. Muitas vezes nos deparamos com pessoas que sabem que têm a doença, mas não seguem o tratamento de forma adequada”, conta. Além do incentivo a hábitos mais saudáveis, o programa auxilia na diminuição de afastamentos para tratamento de saúde, aposentadorias e óbitos precoces. 
Para a supervisora de serviço Maria Socorro Teles Feitosa, uma das responsáveis pelo andamento do projeto, o sucesso do programa se explica justamente pela boa adesão entre os servidores. “O programa atinge um elevado índice de participação e uma avaliação positiva. Nosso objetivo, estendendo também para as comarcas do Interior, é que possamos levar qualidade de vida aos funcionários, bem como a oportunidade de discutir de forma leve os cuidados com a saúde e medidas preventivas, reduzindo os riscos que uma possível doença poderia causar”, explica.
 
Atendimentos
A servidora Priscila Fachini Marengo participou da ação, em março deste ano, no Fórum das Varas Especiais da Infância e da Juventude da Capital. Além de acompanhar palestras, realizou testes e agendou tratamento odontológico, que começou em maio. “Adquirir o aprendizado e tratamento de profissionais da área com tanta leveza, carisma e gentileza fez com que o assunto de manter minha saúde física e mental seja lembrado e praticado com mais entusiasmo. Me motiva fazer parte de uma instituição que se preocupa com a saúde de seus servidores”, afirma.
Levar atendimento às comarcas do Interior é uma das grandes premissas do programa desde 2017. O fórum de Atibaia foi uma das diversas unidades fora da Capital a receber o Saúde Itinerante, em junho de 2023. Entre os mais de 90 participantes, Rosangela Aparecida da Silva realizou medições de pressão arterial e glicemia, além de acompanhar uma palestra sobre cuidados com a higiene bucal. “Acho importante essa iniciativa, pois muitos funcionários não procuram médicos para os exames mais comuns. Aqui mesmo, alguns estavam com a pressão alta e não sabiam. Além disso, as pessoas se automedicam e não entendem o risco que estão correndo”, declara.
A próxima comarca a receber o Saúde Itinerante será São Luiz do Paraitinga, no dia 31 de julho. Além disso, há previsão de outras três ações até o fim do ano (as localidades serão anunciadas oportunamente).
 
*N.R.: Texto originalmente publicado no DJE de 3/7/24
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / MK (layout)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP