COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

SEMANA COMEMORATIVA DO AGOSTO VERDE - O desenvolvimento da autonomia na primeira infância e seu impacto nas relações familiar

EDITAL

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE por intermédio de seu NÚCLEO DE INTERLOCUÇÃO PARA POLÍTICAS EM PRIMEIRA INFÂNCIA, comunica a realização da ‘SEMANA COMEMORATIVA DO AGOSTO VERDE’, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 17 de junho de 2024, sob a coordenação dos juízes Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas, Maria Lucinda da Costa e Jayme Garcia dos Santos Junior, no dia 7 de agosto de 2024.

OBJETIVOS: Apresentar as principais etapas do desenvolvimento emocional, enfocando o processo de aquisição da autonomia na primeira infância (0 a 6 anos). A conquista da autonomia pela criança pequena também provoca repercussões emocionais nos principais cuidadores, já que esta implica em graduais separações e maior interesse pelo mundo extrafamiliar. Assim, visa-se refletir acerca desta etapa tanto do ponto de vista da criança, quanto dos cuidadores envolvidos. A discussão parte do pressuposto da conquista da autonomia pela criança em interrelação ao seu ambiente de cuidados (cuidadores principais). Apresentar os principais aspectos do desenvolvimento emocional que formam as bases para a conquista da autonomia pela criança na primeira infância. Problematizar e refletir acerca dos impactos da conquista da autonomia pela criança nos cuidadores. Discutir o conteúdo abordado em articulação com situações do dia a dia.

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital.

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br.

PROGRAMAÇÃO:

Data: 07/08/2024 (quarta-feira)

Horário: das 9h às 11h

Tema: O desenvolvimento da autonomia na primeira infância e seu impacto nas relações familiar.

Conteúdo programático: Apresentação do desenvolvimento emocional à luz da teoria de D. W. Winnicott e F. Dolto. O papel dos cuidadores no desenvolvimento emocional. As dificuldades que podem ser enfrentadas, tanto pela criança, quanto pelos cuidadores, no processo de desenvolvimento da autonomia na primeira infância.

Palestrante: Carla Alessandra Barbosa Gonçalves Kozesinski - Psicóloga clínica. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Supervisora do curso “Do Caso ao Laudo - Adoção” pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Atuou durante 10 anos em Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo. Autora e coautora de artigos sobre adoção. Atende crianças, adolescentes e adultos em consultório há 20 anos.

METODOLOGIA: Aula expositiva

 

Clique aqui para acessar o evento

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP