COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

SEMANA COMEMORATIVA DO AGOSTO VERDE - Amamentação: diminuindo as desigualdades

EDITAL

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE por intermédio de seu NÚCLEO DE INTERLOCUÇÃO PARA POLÍTICAS EM PRIMEIRA INFÂNCIA, comunica a realização da ‘SEMANA COMEMORATIVA DO AGOSTO VERDE’, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 17 de junho de 2024, sob a coordenação dos juízes Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas, Maria Lucinda da Costa e Jayme Garcia dos Santos Junior, no dia 8 de agosto de 2024.

OBJETIVOS: Promover, apoiar e estimular o aleitamento materno exclusivo até 6 meses e complementado até 2 anos ou mais, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Sem dúvida nenhuma, o simples ato de receber leite humano como o principal alimento leva uma criança a se diferenciar de outra que não usou este alimento. Durante toda a vida de uma criança poderemos observar os benefícios que o leite humano traz para o desenvolvimento neuropsicomotor, inclusive os benefícios na vida adulta em relação às condições sociais e econômicas. Não devemos poupar esforços para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de serem amamentadas por maior tempo possível. Sabemos que o leite humano é o alimento mais indicado e mais completo para alimentar nossas crianças desde a primeira hora de vida. Por várias condições socioeconômicas, muitas das crianças não podem se beneficiar deste produto como o seu primeiro alimento, o que leva a atraso no desenvolvimento, maior incidência de doenças, maior índice de mortalidade no primeiro ano de vida, assim como menor qualidade de vida quando comparada a crianças que foram amamentadas. Nesta apresentação tentaremos mostrar qual o papel dos diversos setores da sociedade para contribuir na diminuição das desigualdades que podem ocorrer desde o nascimento, estimulando a manutenção da amamentação por maior tempo possível.

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital.

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br.

PROGRAMAÇÃO:

Data: 08/08/2024 (quinta-feira)

Horário: das 9h às 11h

Tema: Amamentação: diminuindo as desigualdades.

Conteúdo programático: O que são as Semanas Mundiais da Amamentação. Como estamos amamentando atualmente no Brasil. A influência das mídias na diminuição da amamentação. Quais as áreas em que podemos atuar para diminuirmos as desigualdades entre crianças amamentadas e não amamentadas.

Palestrante: Rosângela Gomes dos Santos - Médica pediatra, mestre em Saúde Coletiva, trabalhando há 34 anos em Banco de Leite Humano, atual presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Paulista de Pediatria, trabalhando em ambulatório de pós alta do Hospital Maternidade Interlagos e consultora em amamentação.

METODOLOGIA: Aula expositiva.

Clique aqui para acessar o evento


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP