COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra online: "Adoção: estratégias de cuidado na transição do acolhimento para a família adotiva"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line ‘ADOÇÃO: ESTRATÉGIAS DE CUIDADO NA TRANSIÇÃO DO ACOLHIMENTO PARA A FAMÍLIA ADOTIVA’, em memória do Desembargador Antonio Carlos Malheiros, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião virtual de 27 de julho de 2021, sob a coordenação do Desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, no dia 26 de agosto de 2021.

 

OBJETIVOS: A transição do acolhimento (institucional e familiar) para a família adotiva é um período delicado e complexo, que requer dos técnicos do acolhimento e da Vara da Infância e Juventude, um olhar atento para as manifestações da criança, adolescente e dos pretendentes à sua adoção. Diante disso, o objetivo principal desse encontro é oferecer subsídios teóricos e práticos para os profissionais que atuam na preparação, transição e adaptação das crianças e adolescentes e suas famílias.

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1.  A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2.  Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3.  A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real.

 

4.  Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.capital@tjsp.jus.br ou ejus.interior@tjsp.jus.br.

 

 PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 26/08/2021 (quinta-feira)

Horário: das 15h às 17h

Tema: Adoção: estratégias de cuidado na transição do acolhimento para a família adotiva.

Conteúdo programático: O que significa ser adotado para a criança e adolescente? Como prepará-los? Como realizar uma transição cuidadosa e gradual, respeitando o tempo da criança e adolescente? Como facilitar a adaptação de todos diante dessa grande mudança na família? O trabalho das Doulas de Adoção: profissional de ajuda na transição da parentalidade. Construção da relação de confiança com equipe VIJ e acolhimento: planejamento do estágio de convivência. Adaptação e Puerpério na adoção.

 

PALESTRANTES: Mayra Aiello - Psicóloga, formada pela Universidade Estadual Paulista - Bauru. Arteterapeuta e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados – Mato Grosso do Sul. Atua como psicóloga perinatal e parental. É co-idealizadora do Instituto Doulas de Adoção no Brasil. E mãe via adoção. Atende famílias e casais, ministra cursos e palestras sobre a parentalidade adotiva e biológica. Lara Naddeo - Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica – São Paulo, tem mestrado em intervenção psicossocial pela Universidade de Barcelona. Atua há mais de 10 anos na área de acolhimento de crianças e adolescentes através de seu trabalho no Instituto Fazendo História, onde é coordenadora de pesquisa e difusão de conhecimento. É, também, Doula de Adoção.

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

 

Clique aqui para acessar o evento

 

    


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP