COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra online: Desvelando o racismo: a importância de se discutir sobre adoção inter-racial com os pretendentes a adoção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line ‘DESVELANDO O RACISMO: A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR SOBRE   ADOÇÃO INTER-RACIAL   COM OS PRETENDENTES   A ADOÇÃO’, em   memória   do Desembargador Antonio Carlos Malheiros, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião virtual de 14 de setembro de 2021, sob a coordenação do Desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, no dia 15 de outubro de 2021.

 

OBJETIVOS: Falar de adoção inter-racial é ainda um tabu para algumas famílias em processo de adoção. Em relação à questão racial e à adoção no Brasil, percebemos disparidades presentes no processo de escolha entre crianças negras e não negras. Dados apontam que 92,2% dos pretendentes cadastrados no CNA dizem aceitar uma criança branca, mas somente 51,9% estão dispostos a aceitar uma criança negra (VELASCO e REIS, 2017). Se contra fatos não há argumentos, tal como nos ensina o dito popular, é de extrema importância refletir sobre os dados acima e as inclinações dos sujeitos no processo das escolhas étnico-raciais para formação de sua família. Há inúmeros estudos (Rufino, 2002, Amim e Menandro, 2007, Abdel e Medeiros, 2016, Anzini etal, 2019) que apontam o preconceito racial como ponto central da questão. Considerando os dados mencionados – 92,2% dos cadastrados aceitam crianças brancas, mas apenas 51,9% aceitam, entre as brancas, crianças negras/pardas, ficam evidentes as facetas do racismo permeando o processo de escolha. Diante disso, o objetivo dessa discussão é trazer à tona aspectos relativos à negritude e à branquitude, tendo como viés a formação da família inter-racial.

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1.  A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2.  Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3.  A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real.

 

4.  Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.capital@tjsp.jus.br ou ejus.interior@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 15/10/2021 (sexta-feira)

 

Horário: das 15h às 17h

 

Tema: Desvelando o racismo: a importância de se discutir sobre adoção inter-racial com os pretendentes a adoção.

 

Conteúdo programático: Negritude. Branquitude. Antirracismo. Letramento racial, racismo e atitudes antirracistas no trabalho de formação das Doulas de Adoção e de acolhimento na família adotiva.

 

PALESTRANTES: Marília Alves Facco - Mulher branca, Psicóloga, Doutora em Psicologia da Educação pela PUCSP, Orientadora Educacional, mãe por adoção de gêmeos, estudiosa das relações étnico-raciais. Marleide Soares - Psicóloga nas áreas social e clínica; trabalhou com crianças e adolescentes em acolhimento institucional e com adolescentes em medidas socioeducativas; dá palestras e aulas na temática do racismo na infância; realiza orientações a famílias e educadores para o enfrentamento do racismo. Marianna Muradas - Educadora Feldenkrais formada pelo Feldenkrais Institute of San Diego, Doula de parto certificada pelo DONA International, Instrutora GentleBirth e co-idealizadora da Formação Doulas de Adoção no Brasil. Filha via adoção e autora do livro infantil “Filho é filho”, pela editora Matrescência. Por meio do seu trabalho, promove suporte a indivíduos e famílias, compartilhando com eles os vários benefícios da aplicação do método Feldenkrais® e a plenitude da sua existência pela experiência gentil e integral do nascimento.

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

 

Clique aqui para acessar o evento

  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP