COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: A construção dos vínculos na família adotiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line ‘A CONSTRUÇÃO DOS VÍNCULOS NA FAMÍLIA ADOTIVA’, em memória do Desembargador Antonio Carlos Malheiros, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião virtual de 7 de dezembro de 2021, sob a coordenação do Desembargador Ademir de Carvalho Benedito, no dia 1º de fevereiro de 2022.

 

OBJETIVOS: Discutir as várias facetas dos vínculos presentes na família adotiva, de modo a auxiliar pais e profissionais a compreenderem e se prepararem para um trabalho tanto profilático como terapêutico com essas famílias.

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real.

 

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

 

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.capital@tjsp.jus.br ou ejus.interior@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 01/02/2022 (terça-feira)

 

Horário: das 9h às 11h

 

Tema: A construção dos vínculos na família adotiva.

 

Conteúdo programático: A adoção do ponto de vista da criança. O trauma da separação e de abandono.   A adoção do ponto de vista dos pais. As motivações para adoção. A espera para adotar. Adoção tardia. O mito da hereditariedade- as fantasias do "mau-sangue". A curiosidade na adoção- por que contar à criança. A formação da identidade na criança adotiva. Fatores que contribuem para uma adoção saudável. O comportamento provocativo da criança adotiva- os testes de aceitação. A adoção na clínica psicanalítica- exemplos clínicos. Adoção inter-racial. Homoparentalidade adotiva.

 

PALESTRANTE: Gina Khafif Levinzon - Psicanalista; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP); Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo; Professora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica CEPSI-UNIP; Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Adoção e Parentalidade na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP); Autora de vários artigos e livros publicados, como "A criança adotiva na psicoterapia psicanalítica" (Ed. Escuta), "Adoção" (Ed. Artesã), "Tornando-se pais: a adoção em todos os seus passos" (Ed. Blucher), "Adoção - desafios da contemporaneidade” (org.) (Ed. Blucher), "Progressos em psicoterapia psicanalítica" (org.)(Ed. Zagodoni), "Novos avanços em psicoterapia psicanalítica" (org.) (Ed. Zagodoni).

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

 

Clique aqui para acessar o evento

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP