COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: Protocolo com Julgamento de Perspectiva de Gênero 2021 do CNJ e seu Impacto nas Ações de Guarda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL 

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line PROTOCOLO COM JULGAMENTO DE PERSPECTIVA DE GÊNERO 2021 DO CNJ E SEU IMPACTO NAS AÇÕES DE GUARDA, em memória do Desembargador Antonio Carlos Malheiros, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 11 de fevereiro de 2022, sob a coordenação do Desembargador Ademir de Carvalho Benedito, no dia 25 de março de 2022.

 

OBJETIVOS: A palestra tratará do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero 2021, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2021, o qual tem como objetivo servir como um instrumento para que se alcance a igualdade de gênero, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 5 da Agenda 2030 da ONU, com a qual se comprometeram o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça. O protocolo visa colaborar com a concretização de um papel de não repetição de estereótipos, de não perpetuação de diferenças, rompendo, assim, com culturas de discriminação e de preconceitos. Para a compreensão do conteúdo do protocolo e seu impacto nas ações de guarda, serão abordados os seguintes temas, com a apresentação de sua conceituação apropriada: patriarcado, machismo, feminismo, sexismo. Também serão explicados os conceitos de parentalidade, coparentalidade, conjugalidade, guarda compartilhada e alienação parental. Por fim, analisar-se-á como as recorrentes formas de violência doméstica contra a mulher acabam se manifestando processualmente nas varas de família e como tal fenômeno pode ser enfrentado pelos operadores do direito e auxiliares do juízo, especialmente em ações de guarda. O objetivo será promover a percepção de igual dignidade entre homens e mulheres no contexto das ações de guarda, contribuindo, assim, com o desfecho adequado de tais feitos, não apenas da perspectiva da igualdade de gêneros, mas também da atenção ao melhor interesse das crianças e adolescentes envolvidos. 

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados. 

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância. 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

  1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

 

  1. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. 

 

  1. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real. 

 

  1. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. 

 

  1. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.capital@tjsp.jus.br ou ejus.interior@tjsp.jus.br. 

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

Data: 25/03/2022 (sexta-feira) 

 

Horário: das 15h às 17h 

 

Tema: Protocolo com Julgamento de Perspectiva de Gênero 2021 do CNJ e seu Impacto nas Ações de Guarda. 

 

Conteúdo programático: l. Protocolo para Julgamento com perspectiva de gênero. II. Feminismo e equidade de gênero: a importância do debate destes temas para a construção de uma sociedade sustentável. III. Conceituando questões polêmicas: patriarcado, machismo, feminismo. IV. Conceituando adequadamente questões polêmicas Direito de Família: parentalidade, conjugalidade, coparentalidade, guarda compartilhada e alienação parental. V. Violência de gênero nas ações de guarda: como evitar e qual o papel do Poder Judiciário? VI. Impacto do novo protocolo do CNJ no melhor interesse das crianças. 

 

PALESTRANTE: Fabiana das Graças Alves - Bacharel em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, licenciada em Português (Língua e Literatura) pela mesma instituição. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e advogada em São Paulo. Especialista em Direito de Família e das Sucessões pela Escola Paulista de Direito, em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura. Mediadora privada capacitada pela Algi/Mediaras, pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de São Paulo e capacitada em Mediação Transformativa-reflexiva pelo Instituto Mediativa. Advogada Colaborativa capacitada pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. Fundadora do Movimento Mulheres com Direito. Conselheira Seccional Efetiva da OAB/SP (2019- ago/2021). Coordenadora das obras “Mulheres – um grito de socorro” e “Mulheres no Direito de Família” e coautora das obras “Mulheres no Direito” e “Famílias Internacionais: seus direitos e seus deveres”. METODOLOGIA: Aula expositiva. 

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP