COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: Depressão, Ansiedade e Transtorno Afetivo Bipolar na Infância e Adolescência – Como Identificar?










EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra on-line ‘DEPRESSÃO, ANSIEDADE E TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – COMO IDENTIFICAR?’, em memória do Desembargador Antônio Carlos Malheiros, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 11 de fevereiro de 2022, sob a coordenação do Desembargador Ademir de Carvalho Benedito, no dia 29 de abril de 2022.

 

OBJETIVOS: A depressão e a ansiedade são transtornos muito comuns na infância e adolescência, mas muitas vezes a identificação dos sintomas não é tarefa fácil. Um pouco menos frequente, mas de igualmente difícil identificação é o Transtorno Afetivo Bipolar nessas fases. O objetivo desta aula é informar e conscientizar os profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes sobre os possíveis sintomas destes transtornos e como identificá-los e, ainda, orientá-los sobre como podem ser os respectivos tratamentos.

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2.  Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real.

 

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

 

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.capital@tjsp.jus.br ou ejus.interior@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 29/04/2022 (sexta-feira)

 

Horário: das 15h às 17h

 

Tema: Depressão, ansiedade e transtorno afetivo bipolar na infância e adolescência como identificar?

 

Conteúdo programático: Sinais e sintomas apresentados por crianças e adolescentes em relação a cada um desses tipos de transtorno. Como identificar. Como tratar. Possíveis riscos do não tratamento desses transtornos.

 

PALESTRANTE: Jackeline Suzie Giusti - Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1993), mestrado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o tema Uso de drogas por adolescentes - Diferenças entre os gêneros (2004), e doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o tema Automutilação - Características clínicas e comparação com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (2013); Psiquiatra coordenadora do Ambulatório de Adolescentes Impulsivos (uso de drogas e automutilação) no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-FMUSP).

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

 

Clique aqui para acessar o evento


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP