COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

(Des)Institucionalização por Maioridade? Reflexões Sobre o Desligamento Compulsório de Jovens do Acolhimento Institucional

EDITAL 

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica a realização da palestra (DES)INSTITUCIONALIZAÇÃO POR MAIORIDADE? REFLEXÕES SOBRE O DESLIGAMENTO COMPULSÓRIO DE JOVENS DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião virtual de 6 de dezembro de 2023, sob a coordenação do desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, no dia 16 de fevereiro de 2024. 

 

OBJETIVOS: Promover espaço de reflexão e discussão sobre as demandas que jovens apresentam ao saírem dos serviços de acolhimento pela maioridade, considerando os reflexos do longo período em que geralmente ficam acolhidos na construção de sua autonomia para que possam viver com respeito, dignidade e inseridos na comunidade. Apresentar contexto sócio-histórico sobre a temática, bem como o trabalho realizado pelo Grupo nÓs, além de abrir espaço para discussão e reflexão dos pontos abordados.    

   

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.  

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.  

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento. 

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. 

 

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital. 

 

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. 

 

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br. 

 

PROGRAMAÇÃO:  

 

Data: 16/02/2024 (sexta-feira)  

 

Horário: das 15h às 17h 

 

Tema: (Des)institucionalização por maioridade? Reflexões sobre o desligamento compulsório de jovens do acolhimento institucional. 

 

Conteúdo programático: Resgate histórico dos movimentos para institucionalização/desinstitucionalização. Reflexões sobre o sistema de proteção especial e garantia de direitos de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Contexto histórico e social sobre as demandas apresentadas pelos jovens que foram/serão desligados dos serviços de acolhimento pela maioridade. Metodologia de trabalho do Grupo nÓs e os desafios no trabalho com jovens que estão em transição do acolhimento para a vida fora dos serviços.  

 

Palestrantes: Bruna Tiengo – Psicóloga, estudante de psicanálise, especialista em Formação de Grupos Operativos pelo Método Pichón Riviere e em Direitos Humanos, Sexualidade e Gênero. Atua no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes desde 2008, trabalhando na proteção especial desde 2013. Atualmente é técnica no Grupo nÓs, programa do Instituto Fazendo História, Psicóloga e Supervisora Clínica.  

 

Natália Yukari Mano Mestra em Psicologia Social e graduada em Psicologia, com especializações nas áreas de saúde mental e intervenção psicológica, em Gestão Pública com ênfase no SUAS e em Gestão em Saúde. Atualmente, está na coordenação do Grupo nÓs, programa do Instituto Fazendo História. 

 

METODOLOGIA: Aula expositiva. 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP