TJSP vence Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Endomarketing
Com o projeto “Jus_Social”, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo foi o ganhador do X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012, na categoria Endomarketing. A entrega do prêmio aconteceu na última sexta-feira (29), em Fortaleza (CE), no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. O Judiciário paulista concorria com os projetos “Dia do Servidor”, do TRT da 2ª Região, e “Intranet - a serviço do nosso trabalhador”, do TRT da 18ª Região.
O “Jus_Social” consiste na publicação no site do TJSP, sempre às 0h01 do primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos, experiências, dotes etc. que pautam as notícias publicadas sobre os que – de alguma forma – realizam atividades que se destacam entre os servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, campanhas sociais, no trabalho diário, enfim, qualquer atividade ou ação que o diferencie. Com isso, anônimos ganham vida e são apresentados. Essa mudança de postura – de trazer para o espaço oficial o lado humano das pessoas que integram a instituição – pode refletir de alguma forma na melhoria de atendimento à população e fazer com que ela mude seu conceito em relação ao Judiciário.
O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça do Brasil foi criado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização não-governamental, sem fins lucrativos, formada por assessores de comunicação do Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunais de Contas e instituições afins. Lançado em 2003, o prêmio tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias de Comunicação a partir do destaque de experiências bem-sucedidas na área, reconhecendo e valorizando as práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania, à democratização das informações institucionais e à inclusão social, além de difundir pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos com foco na comunicação pública.
Ao todo são 20 categorias e o TJSP também havia sido selecionado como finalista em outras três: Relacionamento com a Mídia (Caso Eloá: Tragédia e Justiça em tempo real, sobre o atendimento à imprensa na cobertura do júri), Inovação (TJSP nas Redes Sociais) e Projeto Institucional (Divulgação do novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital).
O TJSP já recebeu o prêmio em duas edições – em 2007, com o Jornal Impresso “O Judiciário Paulista”, e, em 2010, na categoria Relacionamento com a Mídia, com o projeto “Caso Isabella: julgamento do casal Nardoni”, pela organização da cobertura do júri popular.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / LV (foto) / SG (arte)