Palestra traz a narrativa de Franz Kafka ao TJSP
O projeto Arte e Cultura no TJ promoveu ontem (23), com apoio da Casa Guilherme de Almeida, a palestra ‘A Sentença e Outras Histórias de Franz Kafka’, conduzida pela poetisa e tradutora Simone Homem de Mello no auditório do Gade 9 de Julho, edifício que reúne gabinetes da Seção de Direito Privado.
A acadêmica, formada em Letras pela Universidade de São Paulo, fez mestrado em Literatura Alemã na Universidade de Colônia. Na Alemanha, trabalhou como autora, dramaturgista, libretista de ópera, tradutora e redatora. Seus poemas em português estão reunidos nos livros Périplos (2005), Extravio Marinho (2010) e em antologias de poesia brasileira contemporânea.
O escritor tcheco de expressão alemã e judia Franz Kafka, falecido em 1924, é um dos expoentes da narrativa moderna. Em sua obra, caracterizada por textos com notável estranhamento de cenários e situações cotidianas, Kafka explorou a linguagem burocrática do mundo jurídico em muitos momentos. Na palestra, foram lidos breves contos e fragmentos de suas novelas, particularmente aqueles que exploram ângulos do aparato judicial.
“São textos marcados, temática e formalmente, por um certo discurso jurídico e protocolar, que é fundamental na ficção deste autor”, afirmou Simone. “Diante da Lei”, “Sobre a questão das leis”, “A batida no portão da propriedade”, “Um fratricídio” e “Da justiça” foram alguns dos textos lidos. Ao final, a plateia se manifestou, reconhecendo nas narrativas de Kafka um retrato metafórico das relações de poder.
Arte e Cultura no TJ – O projeto é uma iniciativa para valorizar os servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio de eventos culturais, como shows gratuitos de música, saraus e apresentações teatrais. Aqueles que tiverem interesse em se apresentar devem entrar em contato com a Coordenação de Arte e Cultura do TJSP pelos telefones (11) 3105-9387 ou 3105-4437 ou pelo e-mail artenotj@tjsp.jus.br.
Comunicação Social TJSP - DI (texto) / RL (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br