'Dia do Patrono' quer resgatar memória de personagens que construíram história da Justiça paulista
O Dia do Patrono dos prédios do Poder Judiciário tem sido comemorado com atividades públicas que envolvem servidores, pessoas ligadas ao Direito, jurisdicionados, estudantes, familiares dos homenageados e sociedade civil.
Instituído pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014, o Dia do Patrono homenageia as personalidades que dão nome às edificações forenses e a data de seu natalício. A iniciativa está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’.
Para sua criação, considerou-se o papel pedagógico derivado da recordação da trajetória daqueles que ajudaram a construir o Poder Judiciário bandeirante e a dimensão do exemplo pessoal como elemento inspirador às presentes e futuras gerações, bem como a importância da memória histórica enquanto componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições. A homenagem consistirá na realização do resgate da história do patrono, pela divulgação dos dados biográficos, com imagens e informações.
Cada unidade judiciária terá liberdade para organizar suas atividades comemorativas, que podem ser palestras, produção de textos acadêmicos ou literários, saraus, rodas de conversa e eventos de curta duração, abertos à participação da sociedade civil organizada, com a finalidade de manter viva a memória histórica da personalidade homenageada. Poderá ser organizada mostra iconográfica, com livros, documentos e demais objetos que despertem o interesse histórico em torno da pessoa homenageada e promovidas visitas guiadas de crianças e adolescentes de escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, da comarca.
A Presidência do TJSP reunirá as melhores contribuições textuais oriundas das unidades judiciais e as publicará no portal do TJSP.
Amanhã (31) serão divulgadas as comarcas que comemoram o Dia do Patrono neste mês.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / DG (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br