Memória

Destaque

Comarcas festejam o Dia do Patrono do fórum

        Em março, as comarcas de Rosana, Penápolis, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Taquaritinga comemoraram o Dia do Patrono, homenageando a personalidade que contribuiu com o Poder Judiciário local, tendo seu nome escolhido para nomear o prédio forense, perpetuando na memória da cidade. A iniciativa busca o resgate da história do patrono, com a divulgação de dados biográficos, imagens e informações a respeito de sua trajetória. Os fóruns estão livres também para organizar a comemoração e implementar atividades culturais nesse dia.

        O Dia do Patrono, inserido na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’, foi instituído pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014. O intento é homenagear as personalidades que dão nome às edificações forenses na data de seu nascimento.

 

        Rosana

        No dia 11, a comarca mais longínqua da capital, comemorou o Dia do Patrono Desembargador Paulo Bonito Júnior, com direito a poesia declamada pelo servidor Lino Leandro Galindo e discurso proferido pelo presidente da 230ª Subseção da OAB/SP, advogado Carlos Alberto Bosquê.

        Participaram da homenagem o juiz Vandickson Soares Emídio, o promotor Renato Queiroz de Lima, a viúva do homenageado, Maria Raquel de Paula Assis Bonito, e o filho Flávio Bonito. Estiveram presentes ainda servidores, estagiários e demais funcionários do fórum local.

 

        Penápolis

        No dia 17 foi a vez do patrono do fórum Desembargador Cândido da Cunha Cintra receber a homenagem por meio de exposição com foto, livro manuscrito, cartaz com dados biográficos e trajetória profissional, além de um banner com poema (soneto) de autoria do agente operacional judiciário Dijalma de Sena. Servidores, advogados e pessoas que frequentam o local puderam conhecer um pouco sobre a vida da personalidade homenageada, resgatando a memória do ilustre cidadão que dá nome ao prédio.

 

 

        São Miguel de Arcanjo

        O patrono Desembargador Luiz Gonzaga de Campos Gouvêa teve sua homenagem realizada no dia 20. O juiz diretor do Fórum da Comarca de São Miguel Arcanjo, Mario Mendes de Moura Junior, abriu a cerimônia, e o genro do homenageado, Evilásio Lustosa Goulart, representando o presidente do TJSP, José Renato Nalini, descerrou a placa e a foto oficiais do patrono. Estiveram presentes à homenagem o prefeito Tsuoshi José Kodawara e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ravagnani; o advogado da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Manoel Gatto Júnior; o comandante da 1ª Companhia de Itapetininga, capitão Jorge Antônio Batista Rodrigues; e o sargento da 22º BPMI,  Marcelo José da Silva Ruivo.   

 

        Capão Bonito

        No dia 20, o fórum se mobilizou para festejar o Dia do Patrono Desembargador Benedicto Jorge Farah, em cerimônia presidida pelo juiz Diogo Corrêa de Morais Aguiar. Ele declarou que "com um coração que não cabia em sua alma, Farah foi definido como 'querendão', no sentido exato que o superlativo de querido é registrado no Dicionário Aurélio", destacou o juiz. Foi explicado o significado da data e feita uma dissertação acerca do homenageado e sua trajetória. Segundo as autoridades presentes, o patrono do Fórum de Capão Bonito foi chamado carinhosamente de “Dom Farah”. Os alunos dos cursos de coral e violão do “Projeto Guri” abrilhantaram a cerimônia com duas apresentações, incluindo a execução do Hino Nacional.

        Prestigiaram a cerimônia o juiz da 1ª Vara local, Felipe Abraham de Camargo Jubram; os promotores de Justiça Jordana Calixto Porto e Rodrigo Nery; o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando Galvão Dias e o vice-prefeito, Marco Antonio Citadini; o presidente da Câmara, vereador Matheus Francatto; o prefeito de Ribeirão Grande, Joaquim Brasílio; o juiz do Tribunal de Justiça do Pará, Caio Marco Berardo; o advogado e professor universitário, Carlos Allberto Andreucci; e o delegado da Polícia Civil, Aulo Rafael de Luna Pedrosa Fernandes. Participaram também representantes da OAB local, magistrados, promotores, servidores, amigos e demais familiares do homenageado.

 

        Taquaritinga

        O fórum tem como patrono o advogado Dr. Flávio Lemos e no dia 27 foi realizada a homenagem pelo seu dia. A cerimônia foi presidida pelo juiz diretor, Armênio Gomes Duarte Neto, com palestra ministrada pelo advogado Francisco Deolindo Locilento (Kiko).

        Kiko contou que conviveu profissionalmente com o homenageado, atuando em seu escritório. "Se vivo estivesse, estaria completando 103 anos de existência, mas faleceu há mais de 38 anos e eis o porquê de o Tribunal de Justiça prestar essa distinta homenagem. Despontava entre os poucos, porém competentes profissionais do Direito que aqui atuavam na época. Dono de uma personalidade marcante, de invejável competência e portador de grande sabedoria jurídica", declarou.

        Magistrados, promotores, advogados e servidores também renderam sua homenagem ao patrono Flávio Lemos.

 

                        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Divulgação (fotos)

                        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP