Estagiária do Fórum de Ribeirão Preto recebe Menção Honrosa em evento da ONU
A estagiária de Direito do Fórum de Ribeirão Preto, Caroline Ianelli Rocha, integrante da delegação brasileira que participou em Nova York do National Model United Nations (NMUN), recebeu Menção Honrosa pela participação na discussão de tema relacionado à proteção e promoção dos Direitos Humanos em Sociedades de pós-conflito. Ela será a homenageada deste mês pelo projeto Jus-Social.
O National Model United Nations, maior modelo de negociação em âmbito internacional nos moldes da Organização das Nações Unidas (ONU), acontece anualmente e, neste ano, contou com a participação de mais de cinco mil estudantes de 41 países. As atividades duraram cinco dias e o encerramento aconteceu na Sala da Assembleia Geral da ONU.
De acordo com Caroline, que trabalha com a juíza Rebeca Mendes Batista Mazzo, o evento ofereceu a oportunidade de debater soluções para questões globais, além do contato com atividades diplomáticas e temas da agenda internacional da ONU. "Nesse projeto, exerci o papel de embaixadora, negociando, debatendo e buscando soluções para os problemas do mundo", disse.
A estudante fez parte da delegação de Burkina Faso, um país do oeste da África. Atuou no comitê de Direitos Humanos (Human Rights Council) o qual votou e aprovou para discussão o tema “Proteção e Promoção dos Direitos Humanos em Sociedades de pós-conflito”. “Graças ao empenho e excelente trabalho da minha delegação, fomos premiados com Menção Honrosa".
Para ela, ter participado do evento foi uma experiência única e enriquecedora pois desenvolveu habilidades e competências em termos de liderança, diálogo, argumentação, comportamento diplomático e trabalho em equipe. "Recomendo a todos os estudantes universitários que queiram viver uma experiência internacional única, além de desenvolver habilidades pessoais e profissionais, pude aprimorar meu inglês por ser a língua oficial do evento", observa.
Projeto Jus_Social – Este texto faz parte do Projeto Jus_Social, implementado em março de 2011. Consiste na publicação no site do TJSP, sempre no primeiro dia de cada mês, de um texto diferente do padrão técnico-jurídico-institucional. São histórias de vida, habilidades, curiosidades, exemplos de experiências que pautam as notícias publicadas sobre aqueles que, de alguma forma, realizam atividades que se destacam entre servidores ou magistrados. Pode ser no esporte, em campanhas sociais, no trabalho diário, enfim qualquer atividade ou ação que os diferencie. Com isso, anônimos ganham vida. Com o Projeto Jus_Social, o Tribunal de Justiça de São Paulo ganhou o X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2012 (categoria Endomarketing).
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / arquivo pessoal (fotos)
imprensatjsp@tjsp.jus.br