Projeto ‘Agenda 150 anos’ homenageia Geraldo Amaral de Arruda
O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (29) homenagem ao desembargador Geraldo Amaral de Arruda, por meio do projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, cuja finalidade é dignificar e enobrecer desembargadores, juízes e servidores do Judiciário paulista.
O desembargador Ricardo Henry Marques Dip, que coordena o projeto, discursou em nome da Corte. Falou sobre a carreira do homenageado, sua personalidade severa, porém generosa, e destacou suas qualidades, como a retidão de princípios, a erudição e excelente memória. “O Tribunal de Justiça deve reverência a este grande homem que foi Geraldo Amaral de Arruda.”
Em seguida, Maria Lúcia de Arruda Aranha, filha do homenageado, falou em nome da família. Emocionada, agradeceu a homenagem e ressaltou a habilidade de seu pai em congregar as pessoas, sua religiosidade e espírito aberto. “Era um homem sempre disponível a ajudar quem quer que fosse”.
O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, que conviveu com o homenageado, também falou sobre sua generosidade e atenção. “Temos exemplos de pessoas em quem podemos nos espelhar e que nos dão a perspectiva de que o Brasil pode ser melhor.”
Prestigiaram a cerimônia os desembargadores Ricardo Mair Anafe, (presidente da Seção de Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal); o ex-presidente do TJSP, José Roberto Bedran; o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos de São Paulo, José Marcos Sequeira de Cerqueira, representando o prefeito; a coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Amanda Pontes de Siqueira, representando o defensor público-geral; a integrante do Conselho Editorial da Associação Paulista de Magistrados, Dalva Rosa de Haro, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; as filhas do homenageado Ambrosina de Arruda Borelli, Helena Mancini de Arruda e Helena Rodrigues de Arruda, os netos Rodrigo Ramos de Arruda Campos, Adriana de Arruda Aranha e Thais Pecchiae de Arruda Campos e a nora Elsa Maria de Arruda Campos; demais autoridades, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, familiares, servidores e convidados.
Geraldo Amaral de Arruda – natural de Araraquara, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1936. Ingressou na magistratura em 1947 e foi promovido ao Tribunal de Alçada do Estado de São Paulo em 1972. Assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 1979. Aposentou-se em 1981. Faleceu em 2014.
Veja quais serão as próximas homenagens da Agenda 150 Anos:
Data: 13/5
Homenagem ao desembargador Antonio Joaquim de Oliveira, a ser realizada pelo desembargador Hamilton Elliot Akel e ministro Sidnei Agostinho Beneti
Data: 27/5
Homenagem ao desembargador Francisco Thomaz de Carvalho Filho, a ser realizada pelo desembargador Francisco Thomaz de Carvalho Júnior
Data: 10/6
Homenagem ao desembargador Antonio Carlos Alves Braga, a ser realizada pelo desembargador Rui Celso Reali Fragoso
Data: 24/6
Homenagem ao desembargador Fernando Euler Bueno, a ser realizada pelo desembargador Justino Magno Araújo
Todas as cerimônias acontecerão no Salão do Júri do Palácio da Justiça, às 18 horas.
Veja mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br