São Miguel Paulista celebra ‘Dia do Patrono’ e inicia participação no projeto ‘Arte e Cultura no TJ’
O Foro Regional de São Miguel Paulista celebrou hoje (6) o “Dia do Patrono”, em homenagem ao desembargador Tácito Morbach Góes Nobre, que nomeia o fórum. Na mesma ocasião, a unidade iniciou sua participação no projeto “Arte e Cultura no TJ”, com a apresentação do coral da Guarda Civil Metropolitana.
A abertura da solenidade foi realizada pelo juiz substituto em 2º grau, José Rubens Queiróz Gomes, que falou em nome de todos os magistrados e servidores do fórum. “Hoje homenageamos Tácito Morbach, homem que cumpriu sua prestação jurisdicional até o último dia e honrou a Magistratura”, disse.
O filho do homenageado, Tácito Pereira Neto, agradeceu a todos pelo momento. “É uma honra para nossa família. Ficamos extremamente sensibilizados por este fórum receber o nome de meu pai, cuja vida foi dedicada inteiramente à Justiça.”
Ao final, o Coral da Guarda Civil Metropolitana fez uma bela apresentação com repertório rico em MPB e clássicos internacionais.
Também compareceram à solenidade os desembargadores José Roberto Peiretti de Godoy e José Reinaldo Peixoto de Souza; os juízes do Foro Regional de São Miguel Paulista Caio Moscariello Rodrigues, Célio de Almeida Mello, Cláudio Lima Bueno de Camargo, Fábio Henrique Falcone Garcia, Jorge Tosta, Luciani Retto da Silva, Lucília Alcione Prata, Michel Chakur Farah, Mário Daccache, Paulo Issamu Nagao, Regiane dos Santos, Xisto Albarelli Rangel Neto e Zary de Oliveira Costa Filho; o juiz diretor do Foro Regional de Itaquera, Carlos Alexandre Böttcher; o delegado do 63º Distrito Policial, Vicente Marques dos Reis; magistrados; advogados; integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública; autoridades civis e militares; servidores e familiares do homenageado.
Trajetória - Tácito Morbach Góes Nobre nasceu em maio de 1906, na capital paulista. Tornou-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1931. Ingressou na Magistratura como juiz substituto nomeado para a comarca de Itapetininga, em maio de 1936. No ano de 1954 foi promovido a juiz substituto de 2º grau e, após um ano, a juiz do Tribunal de Alçada do Estado de São Paulo. Em 1960, foi promovido a desembargador do TJSP. No período de 1960 a 1965, foi nomeado juiz suplente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. No biênio 1965/1967 foi corregedor e vice-presidente da Justiça Eleitoral. Em dezembro de 1971, tomou posse como presidente do TJSP. Aposentou-se em maio de 1976. Faleceu em dezembro de 1997.
Veja mais fotos no Flickr.
Arte e Cultura no TJ
Sorocaba – a comarca promoveu, no último dia 29, show musical com o saxofonista Thiago Ismael. A apresentação ocorreu no saguão do fórum e reuniu magistrados, servidores, advogados e o público em geral. Estudante de engenharia de produção, Ismael tem a música como hobby. Aprendeu clarinete aos 10 anos e desde 2008, quando estudou Oboé na Fundação de Desenvolvimento Cultura de Sorocaba (Fundec), se dedica ao universo erudito. No repertório, relembrou grandes sucessos de MPB e do Jazz.
Campinas – no dia 24, a Banda Contraption fez uma apresentação em homenagem ao rock dos anos 70. A apresentação ocorreu no bloco C dos cartórios cíveis e encantou servidores, magistrados e advogados. Em razão do sucesso, está prevista novo show do grupo, em junho.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos São Miguel)
imprensatj@tjsp.jus.br