Memória

Destaque

Antônio Joaquim de Oliveira é homenageado no TJSP

        O projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante homenageou ontem (13) o desembargador Antônio Joaquim de Oliveira. O evento contou com a presença do ministro Sidnei Beneti, desembargadores, magistrados e familiares do homenageado.

        Antônio Joaquim de Oliveira nasceu em Birigui e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1954. Ingressou na Magistratura em 1966 e foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada Civil no ano de 1980. Assumiu o cargo de desembargador em 1984 e faleceu em 1986.

        O corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel, foi orador em nome da Corte. “Existem pessoas inesquecíveis. Antônio Joaquim faleceu há quase trinta anos, no entanto, não consigo esquecê-lo”, disse ao iniciar seu discurso. Lembrou o espírito elevado do homenageado ao contar que, quando se aproximava o Natal, costumava avisar aos funcionários do cartório que não assinaria mais mandados de ordem de despejo até que o período festivo passasse. “Ele dizia que nessa época até as guerras cessavam e ele não desalojaria uma família.”

        O ministro Sidnei Beneti falou sobre a biografia do homenageado, com destaque para a trajetória na Magistratura. “Homem de inteligência aguda, determinado, erudito, mas sem afetação”. Também destacou o propósito das homenagens realizadas no TJSP: “Os grandes exemplos de juízes de outrora existem para servir de norte a todos os juízes do presente e do futuro”.

        Em seguida, Jorge Fazendeiro de Oliveira, filho de Antônio Joaquim, proferiu algumas palavras em nome da família e, muito emocionado, agradeceu a homenagem. “O que disseram hoje não foram palavras ao vento, mas, sim, palavras ao coração de cada um dos familiares.”

        No encerramento da cerimônia, o vice-presidente do TJSP, Eros Piceli, agradeceu a presença de todos e afirmou que não existe morte enquanto a pessoa é lembrada. “Joaquim continua vivo entre nós, através das palavras carinhosas e verdadeiras que foram ditas aqui.”

        Prestigiaram a cerimônia os desembargadores Ricardo Mair Anafe, Artur Marques da Silva Filho e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidentes das Seções de Direito Público, Privado e Criminal, respectivamente); o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; o conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo, Rogério de Menezes Corigliano, representando o presidente; os filhos do homenageado Alice Vitoria Fazendeiro de Oliveira Leite e Carlos Fazendeiro de Oliveira; os netos Pedro, Thiago, André, Lucas e Mariana; os bisnetos João, Isabel, Marcos e Letícia; a nora Glyuce; os funcionários que trabalharam com o desembargador Alziro, Marieta e João; desembargadores; juízes; membros do Ministério Público; defensores públicos; advogados; familiares; servidores e convidados.

 

        Veja os próximos eventos da Agenda 150 Anos, projeto que busca dignificar e enobrecer desembargadores, juízes e servidores do Judiciário paulista, sob coordenação do desembargador Ricardo Henry Marques Dip. As cerimônias sempre acontecem às 18 horas, no Salão do Júri do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº Centro de São Paulo).

        
Data: 18/05

        Homenageado: Desembargador Aniceto Lopes Aliende

        Homenageante: Desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro

        
Data: 27/5

        Homenageado: desembargador Francisco Thomaz de Carvalho Filho

        Homenageante: desembargador Francisco Thomaz de Carvalho Júnior
        
        
Data: 10/6

        Homenageado: desembargador Antonio Carlos Alves Braga

        Homenageante: Rui Celso Reali Fragoso

        
Data: 24/6
        Homenageado: desembargador Fernando Euler Bueno

        Homenageante: desembargador Justino Magno Araújo

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP