Ferraz de Vasconcelos, Capivari, Pedreira e Tambaú comemoram Dia do Patrono
O Dia do Patrono dos prédios do Poder Judiciário paulista foi comemorado pelas comarcas de Tambaú, Pedreira e Capivari e pelo Foro Distrital de Ferraz de Vasconcelos. A iniciativa faz parte da “Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”, instituída pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014 para homenagear as personalidades que dão nome às edificações do Judiciário, na data de seu nascimento.
Capivari – a comarca festejou o Dia do Patrono, Desembargador Aldo de Assis Dias, no último dia 28. Durante a cerimônia presidida pelo juiz diretor, Cleber de Oliveira Sanches, foi inaugurada placa comemorativa com o retrato do homenageado no saguão principal do prédio. Assis Dias exerceu a função de vice-presidente do Tribunal de Alçada e também trabalhou por anos na área de família na capital, chegando a representar o Brasil em congresso internacional sobre o tema. Também participaram da solenidade a juíza da 2ª vara, Márcia Yoshie Ishikawa; os promotores José Joel Domingos e Alberto Cerqueira Freitas Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na região, Pedro Ricardo Boareto; funcionários; advogados e frequentadores do fórum.
Ferraz de Vasconcelos – o foro distrital realizou, no dia 5, cerimônia em homenagem à memoria do Desembargador Ruy Toledo de Assumpção. A solenidade foi presidida pelo juiz diretor, André Forato Anhê, que, em seu discurso, exaltou a importância do patrono e sua contribuição ao Judiciário Paulista, bem como sua riqueza intelectual. Ruy Assumpção foi o primeiro colocado no concurso para ingresso na Magistratura, no ano de 1951. O filho do homenageado, Ruy Augusto Sousa de Assumpção, falou em nome da família. Também compareceram o juiz da 2ª Vara, João Walter Cotrim Machad; os demais filhos do homenageado Marcelo Sousa de Assumpção, Maria Cibele Sousa de Assumpção, Sérgio Augusto Sousa de Assumpção e Maria Vanessa Assumpção Rodrigues da Cunha; a neta Flávia; o genro Marcos e a nora Eliene. Estavam presentes, ainda, o prefeito Acir Filló dos Santos; o presidente da Câmara, vereador Roberto de Sousa; secretários municipais; representantes da Polícia Civil e Militar; e demais autoridades.
Pedreira – Arthur Moreira de Almeida, personalidade que deu nome ao fórum, foi homenageado no dia 11 com exposição de dados biográficos no Salão do Júri, aberta a servidores, magistrados, promotores, advogados e público em geral.
Tambaú – a homenagem ao patrono, Desembargador Flávio Torres, ocorreu no dia 11, presidida pela juíza Ana Lúcia Schmidt Rizzon. O escrevente José Aparecido Scapim realizou visita guiada pelo prédio e ministrou palestra sobre a vida do patrono a estudantes das escolas “Carmem Mendes, Sesi e Feob. Após, foi inaugurado retrato do patrono e placa comemorativa. Prestigiaram a cerimônia a promotora Patricia Lacerda Pavani Covre; funcionários do Judiciário e Ministério Público; estudantes do ensino médio e superior.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / Arquivo pessoal (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br