Memória

Destaque

Foro Distrital de Vargem Grande Paulista comemora Dia do Patrono

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou hoje (2) o desembargador Hélio de Quadros Arruda, em evento comemorativo ao Dia do Patrono do Foro Distrital de Vargem Grande Paulista. A festividade está inserida no projeto Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, que busca enaltecer as personalidades que dão nome às edificações forenses na data de seu nascimento.
        
A juíza diretora do fórum, Natália Assis Mascarenhas, esclareceu que a população se sente muito agradecida em ter o desembargador Quadros Arruda como patrono, homem de grandes feitos. “Sentimo-nos honrados e grandes em receber um patrono tão importante, culto e dono de um grande legado”, afirmou.
        
Em nome de todos os familiares, o desembargador José Roberto Coutinho de Arruda, filho do patrono, agradeceu a indicação da nomeação do fórum e se disse muito envaidecido com a homenagem. “É um motivo de orgulho para o fórum e para minha família. Se meu pai estivesse vivo, estaria completando 96 anos hoje, juntamente com minha mãe. Vargem Grande Paulista, que recebe hoje a denominação do patrono, ganha em mim, um padrinho. Muito obrigada, estamos muito felizes”, disse.
        P
ara o prefeito Roberto Rocha, é um presente para o fórum receber esse título, pois o magistrado era pessoa de grande referência na sociedade. “O desembargador era dono de um currículo riquíssimo. As minhas palavras aqui são de agradecimento. Todos vocês estão de parabéns.”
        
O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, explicou que a sociedade passa por um momento em que é necessário fazer um resgate de valores. “Hélio de Quadros Arruda era um homem adiante de seu tempo, foi meu professor e tinha preocupações com temas insolúveis. Precisamos mostrar à juventude que a história não começa aqui, temos impasses que podem ser alicerçados em pessoas de valores como o homenageado e mostrar isso como exemplo. Essa denominação de Dia do Patrono tem um significado muito maior. Tem a missão de resgatar valores, de mostrar que ética ainda tem vez na República Federativa do Brasil. Meu querido professor é um patrimônio indelével de força, fé e verdadeira vocação’, concluiu.
        
Também participaram do evento o vice-prefeito, José Carlos Ricardo de Souza; o presidente da Câmara Municipal, Jucelino Paulo Veiga Junior; a promotora de Justiça Marcela Figueiredo Bechara Ferro; o assessor parlamentar André Camargo, representando o deputado estadual Márcio Camargo; o vereador Sidnei dos Santos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Cotia, Carlos Alberto Prestes Miramontes; a comandante da 4ª Cia do 23º BPM – I, capitão PM Alcione Nicanor da Silva Santos; o comandante da Guarda Civil do município, Deocleciano de Moraes; os filhos do homenageado, Hélio de Quadros Arruda Júnior, José Paulo Coutinho de Arruda e Maria Cecília Coutinho de Arruda; os netos Marcelo Leme de Arruda, Daniel Leme de Arruda e Ana Maria Leme de Arruda; o bisneto João Guilherme Costa de Arruda; além de magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, familiares e servidores do Judiciário.
        
Projeto CultivARAo final da solenidade, o presidente Nalini plantou três arbustos de angico, embaúba e pau-jacaré na cidade. A iniciativa faz parte do Projeto CultivAR, criado pelo TJSP para contribuir com a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas e estimular o reflorestamento. Em todas as solenidades do Judiciário, o presidente aproveita a oportunidade para plantar uma árvore no fórum.
        
O patrono – Hélio de Quadros Arruda nasceu em 1919 na capital paulista. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – turma de 1941. Integrou o Ministério Público paulista de 1943 a 1976. Na magistratura, ingressou pelo critério do 5º Constitucional, como juiz do Tribunal de Alçada Civil, assumindo o cargo de desembargador em 1980. Aposentou-se em 1987 e faleceu em 2002.

        Mais fotos no Flickr.

       
        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP