Memória

Destaque

TJSP presta homenagem ao desembargador Antonio Carlos Alves Braga

        O projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante homenageou ontem (10) o desembargador Antonio Carlos Alves Braga. O evento, que aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, contou com a presença de desembargadores, magistrados e familiares do homenageado.
        
Antonio Carlos Alves Braga nasceu em Campinas e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas, em 1957. Ingressou na Magistratura em 1958, como juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Casa Branca. Ao longo da carreira na primeira instância também trabalhou em Ubatuba, Capivari, Olímpia, Barretos e na Capital. Foi promovido a juiz substituto de 2ª Instância em 1972. No ano de 1976 assumiu o cargo de juiz do Tribunal de Alçada Criminal e, no mesmo ano, foi para o 2º Tribunal de Alçada Civil, Corte em que foi vice-presidente e presidente. Assumiu o cargo de desembargador em 1980. Foi vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. No biênio 1994/1995, foi corregedor-geral da Justiça e faleceu em 1999, quando ainda estava na ativa.
        
O advogado Rui Celso Reali Fragoso foi o orador em nome do Tribunal, e agradeceu, emocionado, o convite feito pelo presidente Nalini. “Vivemos uma época desmemoriada, onde homenagens estão sempre associadas aos integrantes do poder. Esquecemo-nos de enaltecer os exemplos do passado para a construção do futuro. Mas, felizmente, esta Corte de Justiça abre espaço para a exceção”, afirmou.
        
Ao falar sobre o amigo, Rui Fragoso enalteceu suas qualidades e disse se sentir privilegiado pelo convívio com o magistrado. “Solidário na dor dos amigos, estava sempre disposto a ouvir. Sempre foi acolhedor e caloroso, perdendo seu tempo em escutar os problemas dos outros, aconselhando com empenho e invocando não a autoridade, mas a camaradagem de quem já havia passado pela mais profunda dor na vida.”
        
Um dos filhos do homenageado, o juiz assessor da Presidência Antonio Carlos Alves Braga Júnior, agradeceu, em nome dos familiares, a homenagem prestada a seu pai. “O desembargador Alves Braga, certamente, está agradecido por esta solenidade, pelos amigos que aqui se reuniram e pelas histórias aqui recordadas. Devemos especial agradecimento ao doutor Rui Celso Reali Fragoso, que nos brindou com tão saborosas palavras e com tão boas recordações.”
        
No encerramento da cerimônia, após entregar um ramalhete de flores à viúva Regina Valente Alves Braga, o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, enalteceu a história do Judiciário paulista e a carreira do homenageado. “Eu acredito na Magistratura. Acredito no Poder Judiciário e no Tribunal de Justiça de São Paulo. A prova da grandiosidade da nossa Justiça está aqui, na homenagem a um grande juiz, que inspirou toda uma geração. As gerações seguintes devem seguir o exemplo de quem não morre, como o desembargador Antonio Carlos Alves Braga.”
        
Prestigiaram a cerimônia o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; os desembargadores Ricardo Mair Anafe, Artur Marques da Silva Filho e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidentes das Seções de Direito Público, Privado e Criminal, respectivamente); o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis, desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; o conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo, Rogério de Menezes Corigliano, representando o presidente; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o diretor da Escola Paulista da Magistratura em exercício, desembargador Itamar Gaino; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz, representado o presidente; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, Robson de Alvarenga; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen), Lázaro da Silva; a diretora do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Ana Paula Frontini; o comandante do Comando Militar do Sudeste, João Camilo Pires de Campos; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; os filhos do homenageado, Afonso Henrique Alves Braga e Luciana Alves Braga; a irmã Nerta Rupp Alves Braga; os sobrinhos José Gilberto Alves Braga Junior e Arthur Rupp; os netos Bruno e Pedro; desembargadores; juízes; integrantes do Ministério Público; defensores públicos; advogados; familiares; servidores e convidados.
        
O projeto Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, coordenado pelo desembargador Ricardo Henry Marques Dip, é iniciativa que busca dignificar e enobrecer desembargadores, juízes e servidores do Judiciário paulista. O próximo evento será no dia 24, às 18 horas, com homenagem ao desembargador Fernando Euler Bueno, no Salão do Júri do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº – centro de São Paulo). 

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP