Biblioteca do TJSP recebe o nome ‘Desembargador Marcos Nogueira Garcez’
A biblioteca do Tribunal de Justiça de São Paulo, localizada no Gade MMDC, prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Público, recebeu hoje (11) o nome “Desembargador Marcos Nogueira Garcez”. O idealizador da homenagem, desembargador Ricardo Henry Marques Dip, que é supervisor da biblioteca, agradeceu a presença de magistrados, advogados e servidores que compareceram à solenidade e destacou a personalidade afetuosa de Nogueira Garcez.
“Todos que o conheceram guardam a impressão de que algo havia em sua personalidade, atrativo de uma simpatia geral. Cumpriu o papel central de ser um difusor da bondade. Estou muito alegre porque o setor recebe um nome que está a altura de sua importância. O nome do antigo inspetor dessa mesma biblioteca e que foi presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal.”
Dip também falou sobre o empenho dos magistrados e servidores que, ao longo da história, foram os responsáveis por transformar a biblioteca do TJSP na segunda de maior importância da área jurídica, no Brasil, atrás apenas da biblioteca da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O acervo do TJSP conta hoje com 270 mil exemplares.
Muito emocionada, a sobrinha do homenageado, Thereza Christina Garcez da Silva, discursou em nome da família. “A lembrança do nome do desembargador Nogueira Garcez, algumas décadas após sua aposentadoria, é motivo de grande orgulho para toda sua família, pois revela que o Tribunal soube compreender e apreciar a dedicação e esforço com que ele procurou servir seu Estado e seu País durante toda sua vida.”
Antes de encerrar o evento, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, falou sobre o amor que o homenageado e seus irmãos tinham pelos livros e que os levou a manter uma biblioteca com mais de 150 mil volumes. As obras foram doadas para instituições de ensino. “A biblioteca do TJSP é abençoada porque recebe um nome inspirador, de alguém que fez da sua vida o caminho da virtude.”
A biblioteca do TJSP atende magistrados de todo o Estado. O telefone é (11) 3107-4924/3241-2984 e o email biblioteca@tjsp.jus.br.
Também compareceram ao evento o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; os presidentes das seções de Direito Público, Privado e Criminal do TJSP, desembargadores Ricardo Mair Anafe, Artur Marques da Silva Filho e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, respectivamente; o coordenador do Gade MMDC, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; o coordenador da Área de Direito Público da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, representando o diretor; os juízes assessores da Presidência Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felício Scaff; o sobrinho do homenageado, João Garcez Ghirardi; desembargadores; juízes; advogados; servidores e familiares.
Marcos Nogueira Garcez – nasceu em 1919 na capital paulista. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1944, e ingressou na magistratura em 1947, como juiz substituto da 4ª Seção Judiciária, com sede em Lorena. Trabalhou nas comarcas de Santa Rita do Passa Quatro, Monte Aprazível, São Carlos e São Paulo. Assumiu o cargo de juiz de segunda instância em 1964 e de juiz do Tribunal de Alçada de São Paulo em 1967. Foi promovido a desembargador do TJSP no ano de 1977, onde exerceu os cargos de 3º vice-presidente, corregedor-geral, vice-presidente e presidente. Aposentou-se em 1988 e faleceu em 1995.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br