TJSP comemora Dia do Patrono no Foro Distrital de Patrocínio Paulista
Na mesma ocasião, o presidente do TJSP recebeu o título de “Cidadão Patrocinense”
Uma solenidade muito prestigiada e com características diferenciadas: caso raro nas comemorações que homenageiam os patronos, no Foro Distrital de Patrocínio Paulista, o magistrado que falou em nome do Poder Judiciário, Fernando da Fonseca Gajardoni, conheceu e conviveu com o homenageado. O Dia do Patrono, inserido na Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante e instituído pela Presidência do Tribunal paulista pela Portaria nº 9.023/14, homenageia as personalidades que dão nome às edificações forenses na data de seu nascimento.
Com a participação da Banda Municipal de Patrocínio Paulista, sob a regência de Marcial Morette, na manhã desta segunda-feira (15), o Tribunal de Justiça de São Paulo comemorou o dai “Dia do Patrono” do Foro Distrital de Patrocínio Paulista, evento que homenageou o juiz Carlos Alberto Bastos de Matos. Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1946, Carlos Alberto Bastos de Matos foi delegado de polícia em Barretos de 1976 a 1978 e promotor de Justiça na Comarca de Pacaembu de 1978 a 1980. Ingressou na Magistratura em 1980 e atuou em Santos, Jacupiranga, Registro, Juquiá, Eldorado Paulista, Iguape e Franca. Promovido, assumiu a Comarca de Patrocínio Paulista como juiz de Direito em 1982. Aposentou-se em 1999 e faleceu em agosto de 2004.
Em seu pronunciamento, o juiz Fernando da Fonseca Gajardoni, que nesse mesmo dia comemorava 15 anos como juiz titular do FD de Patrocínio Paulista, falou sobre a alegria de ver o prédio do fórum com o nome do juiz Carlos Alberto Bastos de Matos. “Carlos vive no coração de cada um de nós. Agora estará para sempre na memória de Patrocínio Paulista”, disse o magistrado destacando as qualidades do homenageado como juiz, professor, poeta e historiador. Fernando Gajardoni destacou a felicidade de ter convivido com o homenageado que “acima de tudo se preocupava com o que é público”.
Ao agradecer em nome da família, o diretor do Portal Jurídico Migalhas e filho do homenageado, Miguel Matos, falou sobre a vida pessoal e profissional de seu pai, que foi abraçado por Patrocínio Paulista e de lá não mais saiu, segundo ele, fruto da generosidade das pessoas e da qualidade dos grandes profissionais da região, como José Frederico Marques, que também viveu em Batatais por muitos anos. Miguel Matos também ratificou a extrema preocupação que o pai tinha para com o bem público. “Certa vez, ainda jovem, precisando eu de fazer cópias da ‘Barsa’ (enciclopédia), pedi ao meu pai já que no fórum havia uma das três copiadoras existentes na cidade. A resposta veio rápida: copia a Barsa.”
Ao falar em nome da população, o prefeito Marcos Antonio Ferreira, que também foi aluno do professor Carlos Alberto Bastos de Matos, destacou a importância da data para o município. Registrou uma das razões pela qual o juiz Carlos Alberto Bastos de Matos nunca deixou a cidade: “quem conhece Patrocínio sabe da grandeza das pessoas que querem o bem, trabalham e lutam por essa terra. Doutor Carlos participou direta ou indiretamente da vida de todos os que aqui estão hoje”.
Presença ilustre, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Dias de Moura Ribeiro, comparecer à cerimônia também na qualidade de amigo do homenageado. “Fui juiz substituto na Comarca de Franca e quero registrar o quanto foi importante na minha vida a figura de Carlos e sua esposa. Estou feliz por cumprimentar a família nesta justa homenagem.”
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, que na mesma cerimônia recebeu o título de “Cidadão Patrocinense”, falou do amigo homenageado, da excelente qualidade dos magistrados que passaram por Patrocínio Paulista e destacou a eficiência e erudição do juiz Fernando da Fonseca Gajardoni. “Só isso justifica a outorga do título de cidadania. Não ao presidente, mas ao Tribunal de Justiça.”
À solenidade estiveram presentes o presidente da Câmara de Patrocínio Paulista, Ricardo Rocha; a vice-prefeita, Néria Lucio Buzatto; o ministro Sidnei Beneti; o coordenador da 38ª Circunscrição Judiciária – Franca, desembargador Cláudio Hamilton Barbosa; o desembargador Elcio Trujillo; os vereadores Carlos Antônio Ferreira Funchal (autor do projeto), José Cláudio de Figueiredo e José Milton Faleiros; o juiz diretor do fórum e da 6ª Região Administrativa Judiciária – Ribeirão Preto, Sylvio Ribeiro de Souza Neto; o promotor de Justiça de Patrocínio Paulista, Renato Dias Castro; o presidente da 213ª Subseção da OAB Patrocínio Paulista, Gerson Luiz Alves; o juiz diretor do fórum da Comarca de Franca, José Rodrigues Arimatéa; o prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira; o prefeito de Itirapuã, Rui Gonçalves; o presidente da Câmara de Itirapuã, Edvaldo Takashi Matsumoto; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; a comandante da 2ª Cia do 15º BPM-I, capitão PM Claudia Regina Nunes Lança; os familiares do homenageado Virginia Bastos de Matos (mãe), Isa Maria Silveira Matos (esposa), João Augusto Bastos de Matos e Marai Augusta Bastos de Matos (irmãos), Maria Clara Matos, Gabriel da Silveira Matos, Rafael da Silveira Matos e Miguel Matos (filhos), Alice, Ana Carolina, Felipe, João Eduardo, João Pedro, Júlia e Leonardo (netos) e Daniela Teixeira, Renata Barros Figueiredo Matos e Roberta Matos (noras), Regina Célia Melo Dantas (cunhada) e Ivan Matos (sobrinho); magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, servidores do Judiciário e cidadãos patrocinenses.
Projeto CultivAR – Como em todas as solenidades do Judiciário realizadas no Estado, antes do evento, o presidente do TJSP plantou uma muda de Ipê no FD de Patrocínio Paulista. A ação faz parte do projeto CultivAR, que tem a finalidade de contribuir para a qualidade de vida nas áreas urbanas e, ao mesmo tempo, estimular o reflorestamento.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br