Projeto Arte e Cultura no TJ promove apresentações em todo o Estado
“O inconformismo do homem frente à tirania” é como o desembargador Sidney Romano dos Reis definiu o tema da “Sinfonia nº 5, em Dó menor, Opus 67” de Ludwig van Beethoven, em mais uma edição do Jornadas Musicais, que integra o projeto Arte e Cultura no TJ, realizada ontem (1º), no Salão do Júri do Palácio da Justiça.
A exibição da Sinfonia tocada pela Orquestra Gewandehaus de Leipzig, com regência do maestro Herbert Blomstedt foi acompanhada pelos desembargadores Ricardo Mair Anafe, Antonio Carlos Villen, Constança Gonzaga Junqueira de Mesquita, pelo juiz substituto em 2º grau, Osni Assis Pereira e pelos juízes assessores da Presidência Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felicio Scaff. O chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim, recitou uma de suas obras.
A programação do Jornadas Musicais fica a cargo do desembargador Sidney Romano, um apaixonado pela música clássica, e tem como objetivo levar ao local de trabalho dos funcionários, juízes e desembargadores, cultura e experiências que nem todos têm a oportunidade de vivenciar no dia a dia. “É uma forma de complementar a cultura de todos com a música – o ápice do desenvolvimento da humanidade”, afirmou Romano. O magistrado aproveitou também para convidar os interessados para o próximo evento, que será a exibição da Sinfonia nº 1 de Gustav Mahler, no dia 5 de agosto.
Durante o mês de junho, o projeto Arte e Cultura no TJ realizou diversos eventos culturais na capital e no interior. Confira!
Penha – A Banda Rosie apresentou-se no dia 18 de junho oferecendo ritmo contagiante aos presentes. O conjunto é formado pela vocalista Rose, que é funcionária do Tribunal de Justiça, Felipe Graciano (violão) e Wesley Monteiro (percussão).
São Miguel Paulista – Os músicos Aldo (violão) e Horácio Scaglione (baixo) apresentaram seu “Tributo a Tom Jobim” no Fórum Regional de São Miguel Paulista, no dia 19.
Itaquera - No dia 26 de junho, o acordeonista Rolando Sterzi, apresentou o “Recital de Acordeom”. No repertório, os presentes puderam apreciar tango, valsa e composições de Johann Strauss a Alberto Marino.
Guaratinguetá – De 17 a 24 de junho o fórum de Guaratinguetá recebeu duas exposições, a do fotógrafo e montanhista Gerson Santos e do artista plástico Rafael Fornitani Vital. As imagens da série “Serras do Vale do Paraíba”, feitas por Gerson Santos – escrevente da Comarca de Guaratinguetá e montanhista há 20 anos – retratam a exuberância das montanhas que rodeiam a região, como o Pico das Agulhas Negras, Pico do Itaguaré e a Pedra do Baú. De acordo com o fotógrafo, seu trabalho busca retratar a importância cultural, social e ambiental das serras exploradas por ele. O artesão Rafael Fornitani Vital busca inspiração na natureza e em animais para criar esculturas de argila e madeira. Suas obras também podem ser apreciadas na exposição permanente da “Casa do Meio Ambiente e Saúde”, da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Ribeirão Preto – O rock’n’roll da banda Estranhos no Ninho ocupou o saguão do fórum de Ribeirão Preto, no dia 20. Todos os integrantes do grupo fazem parte do Judiciário: os promotores de Justiça Daniel Serra Azul Guimarães (baixo), Cláudio Morelli (bateria) e Flávio Okamoto (voz) e o juiz Giovani Augusto Serra Azul Guimarães (guitarra). Entre os que prestigiaram a apresentação estavam advogados, funcionários e também os promotores Haroldo Costa Filho e Elcio Neto; os juízes Sylvio Ribeiro de Souza Neto, Carolina Moreira Gama, Cassio Ortega de Andrade, Lucilene Aparecida Canella de Melo, Nemércio Rodrigues Marques e Ricardo Braga Monte Serrat. No mesmo fórum, a artista plástica Rose Infanti, formada na Universidade de Belas Artes de São Paulo, expôs obras influenciadas por diversos movimentos artísticos, como expressionismo, impressionismo e surrealismo.
Sorocaba – A performance do Núcleo de Danças Eduardo Carriel, apresentada no fórum, fez o público se encantar com os passos de bolero, gafieira, forró e tango.
Campinas – O auditório "Desembargador Benedicto Jorge Farah" recebeu a exposição iconográfica “O Fórum e a Cidade” e exibiu as fotografias da série “Cidade Judiciária: Paisagem e Cotidiano”, que contou com imagens feitas pelas funcionárias Valéria Mazira Ferreira, Selma Leite Freire, Nara de Fátima Volpato Cuccati e Iura Breyner Botelho.
Limeira – A festa junina do fórum contou com a presença do sanfoneiro Arnaldo Marçal, que tocou canções para animar os participantes.
Sertãozinho – No dia 29, o fórum recebeu a bailarina e coreógrafa Andréa Sartori, que apresentou sua dança de salão. No mesmo local está em cartaz a exposição “Você trabalha aqui”, em comemoração aos 109 anos da comarca. A mostra exibe fotografias antigas e atuais para ilustrar as mudanças pelas quais passou Sertãozinho em mais de um século.
Presidente Prudente – O programa “Arte e Cultura” levou ao fórum de Presidente Prudente o Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes “Professora Jupyra Cunha Marcondes”, coordenado pelo professor Anderson Chizzolini.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)