Memória

Destaque

TJSP rememora vida e trabalho do desembargador Sylvio do Amaral

        O desembargador Sylvio do Amaral foi homenageado ontem (15) em cerimônia que integra a Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, com o objetivo de celebrar magistrados e servidores que ajudaram a construir os alicerces éticos, profissionais e culturais nos quais a instituição se baseia atualmente. Entre outras atribuições, Sylvio do Amaral foi vice-presidente da Corte no biênio 1984/1985 e corregedor-geral da Justiça em 1986/1987.

        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nailini, que assessorou o homenageado na Corregedoria, conduziu a cerimônia. “Estava à frente de seus contemporâneos. Avesso a injustiças, empenhou-se na minuciosa apuração de comportamentos correcionalmente afetos às suas atribuições, para que dúvida alguma pairasse a respeito das providências sancionatórias a serem tomadas”, disse.

        O presidente destacou outros assessores de Sylvio do Amaral que hoje ainda integram os quadros do Tribunal, desembargadores e juízes, entre eles o vice-presidente do TJSP, Eros Piceli. “A fecundidade de seu pensamento perdura, e perdurará enquanto houver quem se recorde de sua bondade, de seu idealismo, do seu papel de pai nutriz de uma Justiça adequada às aspirações da população”, afirmou Nalini.

       Márcio do Amaral, filho do homenageado, relembrou traços marcantes da personalidade do pai. “Rigoroso, austero, nunca se permitiu ser atraído pelas tentações do poder ou mesmo aceitar as facilidades inerentes às funções que assumiu ao longo da vida. Nunca compactuou com a ostentação e sempre se indignou com as profundas e dramáticas diferenças sociais de nosso país”, disse.

        Sylvio do Amaral nasceu na cidade de Itaberá em 7 de janeiro de 1922. Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, turma de 1944, e fez especializações em Nova Iorque e Londres. Ingressou no Ministério Público em 1946, atuando como promotor nas cidades de Bariri, Barretos, Piracicaba e Campinas. Ingressou no Tribunal de Alçada de São Paulo pelo critério do Quinto Constitucional, em 1963. Tornou-se desembargador em 1976. Foi eleito 4º vice-presidente para o biênio de 1982/1983 e reeleito para o período seguinte. Assumiu a 1ª vice-presidência em 1984 e a Corregedoria em 1987. Também foi presidente permanente da Comissão Examinadora de Ingresso à Magistratura e supervisionou os certames de 1988 a 1991. Faleceu em 2005, aos 83 anos.

        Participaram da cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o vice-presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representando o presidente; o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; os juízesassessores da Presidência Afonso de Barros Faro Júnior, Ricardo Felício Scaff, Paulo Antonio Canali Campanella, Fernando Awensztern Pavlovsky, Alexandra Fuchs de Araújo e Maria Fernanda de Toledo Rodovalho; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz; o vice-presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, vereador Fernando Rosa; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; familiares do homenageado Hermengarda Santos do Amaral (esposa), Silvia do Amaral Jorge (filha), Raquel Santos do Amaral (nora) e Donaldo Jorge Filho (genro); desembargadores; juízes; servidores; advogados; familiares e amigos.

        
        Veja mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP