Memória

Destaque

Agenda 150 Anos homenageia desembargador Joaquim Rebouças de Carvalho

        Magistrados, servidores e advogados, ao lado de familiares e amigos do homenageado, desembargador Joaquim Rebouças de Carvalho Sobrinho, reuniram-se ontem (25) para mais uma edição da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, projeto que recorda aqueles que fizeram da instituição o que ela é hoje. O evento aconteceu no Salão do Júri, do Palácio da Justiça.

        O desembargador Sérgio Rui da Fonseca foi escolhido pelo Tribunal para falar sobre os 25 anos que Rebouças de Carvalho dedicou à Corte paulista. Relembrou a vida do magistrado, desde seu nascimento, na cidade de São Paulo, em 8 de setembro de 1930, passando pelo ingresso no TJSP em 1956, onde fez trajetória brilhante até sua aposentadoria, em 1999. O homenageado faleceu em 3 de outubro de 2011, aos 81 anos. “Restou seu maior legado: a bondade, no incansável semear do amor, alegria, paz misericórdia e paciência”, afirmou Rui da Fonseca.

        Rebouças de Carvalho formou-se pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ingressou na Magistratura como juiz substituto na comarca de Lins e trabalhou também em Fernandópolis e Birigui. Foi promovido para a Capital em 1963. Assumiu o posto de juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil em 1978, chegando aos cargos de vice-presidente e presidente em 1980 e 1981, respectivamente. Foi alçado a desembargador do TJSP em 1981, função que desempenhou até a aposentadoria.

        Em nome de toda a família, discursou o desembargador João Batista Morato Rebouças de Carvalho, que falou sobre seu pai com muito carinho e evidente saudade. “Sempre esteve disponível para o outro, sempre esteve espontaneamente disponível para ouvir uma aflição, um problema, uma dúvida, uma questão. Ouvia a todos com interesse e seriedade, da criança ao velho, da pessoa mais humilde a mais poderosa – a todos dispensava a mesma consideração”. Em alguns momentos o orador quase foi vencido pela emoção, principalmente quando relembrou o carinho com que seu pai tratava os netos, mas conseguiu desempenhar sua função, sensibilizando os presentes.

        O vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, destacou a importância das demonstrações de afeto que acontecem nos eventos da Agenda 150 Anos: “A ideia do Tribunal é essa, de prestar homenagem a seus integrantes com emoção, para marcar a memória e a lembrança”.

        A viúva do desembargador rememorado, Maria Francisca Morato Rebouças de Carvalho, recebeu um ramalhete de flores entregue em nome do Tribunal pela juíza Maria dos Anjos Garcia de Alcaraz da Fonseca, assessora da Corregedoria Geral da Justiça.

        Prestigiaram, também, o evento o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; os juízes assessores da Presidência Ricardo Felicio Scaff e Maria Fernanda de Toledo Rodovalho; o oficial do Registro Civil do 4º Subdistrito de Nossa Senhora do Ó, Rodrigo da Costa Dantas, representando a Arpen/SP; os filhos do homenageado, Luis Eduardo Morato Rebouças de Carvalho e Roberto Carlos Morato Rebouças de Carvalho; as noras Luciana Vecchia Rebouças de Carvalho, Adriana Rebouças de Carvalho e Juliana Alexandre Rebouças de Carvalho; os netos Maria Julia, Carlos Eduardo e Gustavo; demais desembargadores, juízes, familiares e amigos.

Mais fotos no Flickr.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP