Memória

Destaque

Fóruns da Capital e do Interior promovem eventos do projeto ‘Arte e Cultura no TJ’

        A magia da suíte sinfônica Scheherazade foi apresentada ontem (1º), no salão do júri do Palácio de Justiça. A obra foi escolhida pelo desembargador Sidney Romano dos Reis para essa edição das “Jornadas Musicais”, projeto que integra a iniciativa “Arte e Cultura no TJ”.

        Composta pelo russo Nikolai Rimsky-Korsakov, a música é inspirada nas “Mil e Uma Noites”, coletânea de contos tradicionais da cultura árabe. “Estreou em 1888, sem muito sucesso, mas hoje é parte inseparável do repertório dos maiores grupos orquestrais do planeta”, afirmou Sidney Romano, que antes de exibir o vídeo falou sobre a composição e sobre a vida de Rimsky-Korsakov.

        As “Jornadas Musicais”, inseridas no projeto Arte e Cultura no TJ, acontecem toda primeira terça-feira do mês no Palácio da Justiça (Rua Onze de Agosto, s/n, Centro) e toda última terça-feira do mês no teatro do Gade MMDC (Avenida Ipiranga, 165, República).

        Fóruns da Capital e do Interior também promoveram apresentações pelo projeto.

 

        Americana – O fórum promoveu a “Semana de Arte e Cultura”. No último dia 19, os frequentadores do fórum acompanharam a apresentação do Grupo de Choro. No dia seguinte, a apresentação foi das orquestras (iniciante e avançada) de alunos da Escola de Música Heitor Villa-Lobos.

 

        Catanduva – Com a presença do presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, o fórum iniciou, no último dia 24, a exposição “Manoel Alonso – A História do Teatro”, no saguão de entrada do prédio. Fotos e textos mostram as várias faces que o teatro desenvolveu na cidade. No primeiro andar, a terceira exposição “Pop Rua”, com obras que são resultado de oficinas socioeducativas realizadas no Centro de Referência Especializado para população em situação de rua. Na mesma data, o público também acompanhou o coral “Luz e Vida”, formado por adolescentes do “Programa Estadual Ação Jovem” e do “Programa Municipal Jovem em Ação”.

 

        Itaquera – O fórum recebeu, no dia 28, a Oficina Musical Dom Bosco, projeto social que ensina música a crianças e adolescentes da Zona Leste da cidade de São Paulo. O educador David Edimauro de Oliveira tocou violão acompanhado de doze crianças do coral, que cantaram clássicos da MPB. Prestigiaram o evento o juiz diretor do fórum, Carlos Alexandre Böttcher; os juízes Luiz Renato Bariani Peres e Kalid Hussein Hassan; e os padres Marcelo e Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco de Itaquera.

 

        Penha – O Coral da Guarda Civil Metropolitana, composto por 23 integrantes, se apresentou no dia 27 de agosto. No repertório, mescla de MPB e clássicos da música internacional.

 

        Piracicaba – Cerca de 50 obras ocupam o saguão do fórum, na exposição paralela do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. São desenhos de artistas nacionais e estrangeiros, que podem ser apreciados até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta-feira das 12h30 às 18 horas (Rua Bernardino de Campos 55). O fórum também promove a exposição “Pintando Piracicaba”,  que vai até 18 de setembro.

 

        Pirassununga – No dia 19, aconteceu o “Sarau Forense”, com os músicos Luiz Gonzaga Neves Melo Junior e Lucas Batistela Neves Melo. A boa música encantou os presentes, que cantaram em coro o clássico da música brasileira "Carinhoso". Prestigiaram o evento os juízes Donek Hilsenrath Garcia, Jorge Corte Junior e Flávia Pires de Oliveira; a presidente da OAB local, Sandra Valéria Vadalá Muller; além de funcionários, estagiários, integrantes do Ministério Público, advogados e jurisdicionados.

 

        Ribeirão Preto – O Trio Interlude (violino, violoncelo e piano) se apresentou no último dia 28 no saguão do fórum e encantou servidores, magistrados e frequentadores do prédio.

 

        Vinhedo – A comarca iniciou sua participação no “Arte e Cultura”, com a apresentação do servidor Vlaudinei Fernando Von Zuben (voz e violão), em 19 de agosto. No dia 26, foi a vez do “Trio Paraguaio”, com João Gonçalves, servidor da Prefeitura de Vinhedo, na harpa, Bernardo Maidana no violão e Marquinho Mariano no violino.

        
Comunicação Social TJSP – GA e CA (texto) / RL, DG e arquivo das comarcas (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP