Memória

Destaque

'Arte e Cultura no TJ' recebe primeira audição da obra ‘Stabat Mater’ no Brasil

        O projeto Arte e Cultura no TJ recebeu, na última sexta-feira (25), no Palácio da Justiça, a primeira audição da obra Stabat Mater, em sua versão completa, no Brasil. O belíssimo concerto de Joseph Haydn, com regência e direção artística do maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, foi apresentado pelo Coro Luther King e a Camerata Paulistana, com participações dos solistas Adriana Hye Kim (soprano), Gilzane Castellan (contralto), Jean William (tenor) e Davide Rocca (barítono).

        Na abertura do espetáculo, foi apresentada a Sinfonia nº 1, de Ludwig van Bethoven (quatro movimentos). Segundo o maestro Martinho Lutero, a sinfonia foi escolhida como preparação sonora da plateia para a audição da obra Stabat Mater. “Uma música difícil de executar e também de se ouvir, pois necessita de muita concentração. Sua história retrata o sofrimento de Maria durante a crucificação de Cristo”, disse o maestro sobre Stabat Mater.

        Durante aproximadamente uma hora, a plateia que lotou o Salão dos Passos Perdidos se envolveu no clima, por vezes tocante e melancólico e, por outras, belo e delicado. O coro e as vozes magníficas dos quatro solistas emocionaram os presentes.

        Ao final, Martinho Lutero declarou que a versão apresentada foi terminada por S. Neukomm, aluno de Haydn. “Curiosamente, ele veio com a família real portuguesa para o Brasil, em 1808. Possivelmente escreveu parte desta peça aqui e depois a terminou quando retornou para a Áustria. Hoje, pela primeira vez, ela foi ouvida na íntegra em solo brasileiro.”

        O tenor Jean William afirmou que eventos gratuitos, como o que ocorreu no TJSP, permitem que as pessoas conheçam e se interessem pela música erudita. “Tenho muito apreço pelo repertório da música sacra e foi um prazer dividir o palco com o Coro Luther King.”

        Prestigiaram o concerto o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; a presidente do CASC, Maria Luiza de Freitas Nalini; os juízes assessores da Presidência Ricardo Felício Scaff, Maria de Fatima Pereira da Costa e Silva, Maria Fernanda de Toledo Rodovalho, Alexandra Fuchs de Araujo e Fernando Awensztern Pavlovsky; a juíza assessora da Corregedoria Maria dos Anjos Garcia de Alcaraz da Fonseca; a juíza assessora da Vice-Presidência, Alice Galhano Pereira da Silva; magistrados, convidados e servidores.

        O mesmo espetáculo foi apresentado no foyer do Auditório Ibirapuera, no sábado (26), e na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no domingo (27). No próximo dia 3, será no CEU Perus, às 16 horas. 

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP