Projeto "Arte e Cultura" promove shows na capital e interior
O projeto “Jornadas Musicais” explorou novos territórios ontem (1º) ao apresentar o blues de Steve Ray Vaughan & Double Trouble no Salão do Júri do Palácio da Justiça. A iniciativa faz parte do “Arte e Cultura no TJ”, que visa levar qualidade de vida a magistrados, servidores e jurisdicionado através da fruição de manifestações artísticas.
A curadoria do “Jornadas Musicais” fica a cargo do desembargador Sidney Romano dos Reis. Nesta edição, que aconteceu também no GADE MMDC, na última terça-feira (29), ele trouxe músicas de “uma vertente mais popular, mas extremamente válida para aqueles que se preocupam com uma estética musical ampla”. Edições passadas foram voltadas à música clássica, balés e óperas, sendo esta a primeira vez que guitarras assumiram o papel principal. “Ficamos mais pobres quando damos preferência apenas a determinada forma de música”, explicou o magistrado.
O desembargador explanou para o público que o blues é um estilo musical nascido dos “spirituals”, canções de escravos libertos norte-americanos. Stevie Ray Vaughan renovou o interesse pelo blues nos anos 80, com sua extrema habilidade com a guitarra, unindo o ritmo tradicional com influências do rock’n’roll, especialmente Jimi Hendrix. Para Sidney Romano dos Reis, Stevie Ray Vaughan é um dos grandes virtuosos da música ocidental contemporânea. Falecido em 1990, o músico norte-americano deixou clássicos como “Texas Flood” e “Pride and Joy”.
Entre as pessoas que assistiram ao vídeo estão o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe e os juízes assessores da Presidência Ricardo Felício Scaff e Kleber Leyser de Aquino.
As próximas edições das “Jornadas Musicais” acontecem dia 27 de outubro, no GADE MMDC (Avenida Ipiranga, 165, República), e dia 3 de novembro, no Palácio da Justiça (Rua Onze de Agosto, s/n, Centro). O desembargador já adiantou que escolheu uma seleção diversa de bandas de rock, como Beatles, Rolling Stones, Queen e outras. “Vamos continuar com a ousadia”, brincou o curador do projeto.
As apresentações musicais promovidas pelo “Arte e Cultura no TJ” não pararam por aí. Durante todo o mês de setembro foram realizados eventos no Interior e nos Foros Regionais da Capital. Saiba mais:
Limeira - No último dia 18, a comarca recebeu alunos da Escola Estadual Prof. "Arlindo Silvestre", que apresentaram músicas de MPB e poesias. Segundo a supervisora de serviço Rosmary Zacharias, “foi alcançado o objetivo de unir o Judiciário com a Educação, valorizado jovens talentos”.
Freguesia do Ó – O Foro Regional Nossa Senhora do Ó recebeu, no dia 17, show da Banda Rosie, formada por Rose (voz), Felipe Graciano (violão) e Wesley Monteiro (percussão). Integrante do Tribunal de Justiça, Rose compõe desde os 15 anos de idade. No show ela e a banda apresentaram seu repertório formado por canções de MPB, composições de sua autoria e também de Chico Buarque.
Registro - No dia 18 de setembro o fórum da cidade promoveu a apresentação do grupo de dança "Companhia Pegada Sertaneja", com direção de Gustavo Henrique Ribeiro e Maria Rozeane dos Santos Silva. O evento aconteceu no átrio do Prédio do Serviço Anexo das Fazendas da Comarca e contou com a presença de juízes, promotores e demais funcionários.
Ribeirão Preto – O violonista Raphael Heiji Salsani Fuziy, formado no curso de música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, levou ao fórum sua música, que foi prestigiada por funcionários e público em geral.
São José do Rio Preto - A Banda da Polícia Militar tocou nos prédios Cível e Criminal do município. A apresentação foi prestigiada pelo juiz diretor do fórum, Zurich Oliva Costa Netto; pela titular da 1ª Vara Criminal, Luciana Cassiano Zamperlini Cochito; pela juíza auxiliar Gislaine de Brito Faleiros Vendramini; pelo titular da 4ª Vara Cível, Paulo Sergio Romero Vicente Rodrigues; pelo titular da 1ª Vara de Família, Jorge Luiz Abdala Buassi; além de advogados, funcionários e público em geral.
A mesma Comarca recebeu no dia 11 apresentação do coral Marta Kikuko. Formado por idosos integrantes da Agerip (Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto), o objetivo do grupo é melhorar a qualidade de vida na maturidade através da música.
São Miguel Paulista - O Foro Regional recebeu no dia 18 a apresentação “Concertos Didáticos: de Bach a Villa-Lobos”, com o pianista Juliano Alves dos Santos.
Sertãozinho – No último dia 15 foi realizada apresentação do “Grupo de Câmara”, com 7 alunos da Instituição Aparecido Savegnago, que anualmente atende 200 crianças de 8 a 17 anos, a maioria em situação de vulnerabilidade social.
Sorocaba - No dia 24, o Átrio do Fórum Ministro Piza e Almeida recebeu a academia de Dança Triplice. O studio nasceu de uma amizade de mais de 20 anos, já iniciada na dança, com Ana Paula, Bruna e Janaína.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC e divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br