TJSP homenageia desembargador José Machado de Assis Moura
A vida e a trajetória na Magistratura do desembargador José Machado de Assis Moura foram tema da edição da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante realizada na sexta-feira (2). A oradora em nome do TJSP foi a ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “A Agenda 150 Anos resgata a memória daqueles que tiveram sua vida dedicada ao Tribunal de Justiça de São Paulo, trazendo para o presente os valores que foram transmitidos por grandes magistrados, que muito contribuíram para o Judiciário paulista”, disse a ministra.
A oradora, sobrinha do homenageado, falou não apenas sobre a carreira, mas também do convívio familiar com o desembargador. “Posso asseverar que José Machado de Assis Moura enobreceu a Magistratura, exercendo-a acima de tudo com ética, dignidade, independência, imparcialidade e equidade”, disse. E lembrou de seus ensinamentos: “Dentre suas lições posso destacar a de que o magistrado deve agir buscando sempre o justo, acima de tudo. E sempre dentro dos padrões da ética e dos fortes valores cristãos por ele transmitidos”.
Em nome da família discursou o advogado José Mário Pimentel de Assis Moura, filho do homenageado. Ao relembrar passagens da vida de seu pai, foi tomado por forte emoção, mas não deixou de desempenhar a incumbência e passou ao público sua mensagem. “Do fundo de nossos corações agradecemos, sensibilizados, esta homenagem ao nosso esposo, pai e amigo”, disse ao concluir.
Para encerrar a solenidade, o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, falou aos presentes: “O nome do nosso homenageado está gravado no Judiciário Paulista. O que então fazemos aqui? Estamos trazendo-o à vida, pois através das memórias ele renasce”, afirmou Piceli.
José Machado de Assis Moura nasceu em 1912 na cidade de Ribeirão Preto (SP). Estudou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e formou-se em 1935. Iniciou sua carreira no Judiciário como integrante do Ministério Público, onde atuou de 1935 a 1939. Ingressou na Magistratura como juiz substituto na Comarca de São José do Rio Preto, em 1941. No mesmo ano foi removido para Campinas, onde permaneceu até 1944. Nos 24 anos seguintes foi juiz nas cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Avaré, Jundiaí e São Paulo. Em 1968 foi promovido para o 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, instituição da qual se tornou presidente em 1979. Durante seu mandato foi alçado ao posto de desembargador do TJSP, cargo que ocupou até a aposentadoria, em 1982. Faleceu em 1991.
Participaram também da solenidade o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direto Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direto Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o ex-presidente do TJSP desembargador Celso Luiz Limongi; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb; a chefe da Procuradoria de Patrimônio Imobiliário, procuradora do Estado Camila Pintarelli, representando o procurador-geral do Estado; a coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria de São Paulo, defensora pública Stéfanie Kornreich, representando o defensor público-geral; o presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Flauzilino Araújo dos Santos; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; o esposo da oradora, Tobias Szylit; a viúva do homenageado, Maria Clary Pimentel de Assis Moura; os filhos Maria Isabel Pimentel de Assis Moura, Maria Rita Pimentel Assis Moura e José Machado de Assis Moura Júnior; as noras Daisy e Maria Odila; os netos Isabella, Roberto Sylvia, Luiz Fernando, Luiz Alberto, Luiz Augusto, Ana Carolina e Ana Paula; os bisnetos Lukas Emanuel, Giovanna, Giulia, Giorgia, Amanda, Beatriz, Lorena, Brian, Bianca e Timoteo; demais desembargadores, juízes, membros do MP, defensores públicos, advogados, familiares, amigos e servidores.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br