Agenda 150 Anos homenageia desembargador Roque Komatsu
Familiares, amigos, alunos e colegas de magistratura do desembargador Roque Komatsu lotaram ontem (13) o Salão do Júri do Palácio da Justiça para participar da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante e resgatar os valores e a luta do homenageado.
O orador em nome do TJSP foi o ministro Massami Uyeda, amigo de Komatsu. “Ao longo de toda a carreira, a tônica de sua atuação sempre foi pautada por elevado senso de Justiça e de responsabilidade pelos ditames da Magistratura, que abraçou e amou de coração”, afirmou Uyeda. O ministro apresentou um perfil biográfico do homenageado: falou sobre seu ingresso no seminário, a opção pelo Direito, o estudo na Faculdade do Largo de São Francisco, a destacada carreira na Magistratura, sua importância na comunidade nipo-brasileira e as contribuições para o estudo do Processo Civil, área em que foi um visionário. “Em 1978 já intuía que o melhor e mais adequado caminho para a solução de controvérsias é o dialogo, dando concretude à escolha do caminho do meio”, disse.
O procurador de Justiça João Benedicto de Azevedo Marques falou em nome do procurador-geral de Justiça de São Paulo. Rememorou a época em que percorreu o interior de SP com Roque Komatsu, um como promotor e outro como juiz. Falou também sobre a influência que o homenageado teve na disseminação da ideia da conciliação em lugar da lide judicial. “Foi um precursor de grandes mudanças no processo, com um livro clássico sobre as nulidades no processo civil e defendendo, ainda, a criação dos juizados de instrução, bem como dos procedimentos de conciliação, que foram duas grandes transformações no Processo Civil”, declarou.
Em nome da família discursou a filha do homenageado, Paula Komatsu. Ela agradeceu a presença de todos, especialmente dos integrantes do gabinete de seu pai. “Que ele continue vivo na memória de todos os senhores”, finalizou. O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, afirmou que todos saem revigorados ao conhecer melhor o exemplo de conduta deixado por Roque. “Estas cerimônias servem para nos fortalecer em um momento tão dramático da vida nacional. Precisamos encontrar valores que nos permitam encarar o futuro com esperança.”
Roque Komatsu nasceu em 1937, na cidade de Terra Roxa (SP). Estudou Direito na Universidade de São Paulo (USP) e formou-se em 1962. Exerceu a advocacia entre 1963 e 1965, ano de seu ingresso na Magistratura. Foi juiz nas cidades de Ribeirão Preto, Matão e Ibiúna e, em 1969, foi promovido para a Capital. Em 1981 foi removido para o Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e no mesmo ano, para o 1º Tribunal de Alçada Civil. Assumiu o posto de desembargador em 1985 e permaneceu no cargo até sua aposentadoria, em 1991. Faleceu em 2012, aos 75 anos.
Prestigiaram o evento o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; o presidente do Comando de Reservistas da Aeronáutica, juiz Marcos Roberto Pereira; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil, José de Ávila Cruz, representando o presidente da OAB - Seção São Paulo; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o delegado chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; a coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, defensora pública Stéfanie Kornreich; o subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Roberto Sekiya; a viúva do homenageado, Regina Yassuko Komatsu; os irmãos do homenageado Pedro Komatsu e Eiko Komatsu Kurita; demais desembargadores, juízes, autoridades civis e militares, servidores, amigos e familiares.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br