Memória

Destaque

Agenda 150 Anos relembra presidência do desembargador Francis Selwyn Davis

        O desembargador Francis Selwyn Davis, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo em 1994, fez história ao conseguir reajustar os vencimentos dos magistrados e servidores após anos de desvalorização. Sua breve gestão na Presidência e a carreira na Magistratura foram relembradas na edição de ontem (14) da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante
        O desembargador Álvaro Augusto dos Passos, orador em nome do TJSP, falou sobre a trajetória de Francis Davis. À época juiz assessor do homenageado, falou sobre os desafios que o desembargador enfrentou para cumprir a promessa de recuperar salários, depois de anos de hiperinflação e contra a disposição do Poder Executivo. “A gestão Francis Davis à frente da Presidência do Tribunal será sempre lembrada por sua coragem e firmeza de propósito. Cumpriu o que prometeu. Fez o que precisava ser feito. Fez aquilo que todos nós desejamos que fosse feito: resgatou a dignidade da Magistratura e dos funcionários, vilipendiados por anos por conta de política de desprestígio e arrocho salarial”, afirmou. O mandato do homenageado foi curto, pois, eleito para o biênio 1994-1995, precisou aposentar-se compulsoriamente em abril de 1994. Seus quatro meses de gestão, no entanto, “mudaram para sempre o modo de se administrar o Poder Judiciário e seus feitos ecoam até hoje, mais de duas décadas depois”, declarou Álvaro Augusto.
        Em nome da família falou Marco Fábio Cataldi, genro de Francis Davis, que destacou a amizade e personalidade marcante do homenageado. “Sempre podíamos contar com ele”, afirmou. 
        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, exaltou a “figura gigantesca” de Francis Davis. “A Justiça de São Paulo e do Brasil conserva dele a melhor das imagens, a mais carinhosa recordação”, disse. Ele ressaltou, também, o “entusiasmo, empenho e devotamento” que o homenageado demonstrou na Presidência da Corte paulista. E sobre a “Agenda 150 Anos” afirmou: “Com o resgate da memória estamos semeando a mensagem, especialmente para os mais jovens, de que o mundo não começou agora, de que o Tribunal foi carregado por inúmeros gigantes”. 
        Francis Selwyn Davis nasceu em abril de 1924, na cidade de São Paulo. Estudou Direito na Universidade de São Paulo (USP), turma de 1947. Ingressou na Magistratura em 1949, sendo nomeado para a Comarca de Ribeirão Preto. Nos anos posteriores seguiu para Pompéia, Itapira e São João da Boa Vista, até que, em 1956, foi removido para a Comarca da Capital. Nove anos depois foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo. Nessa Corte, foi vice-presidente no biênio 1978-1979 e presidente em 1980, ano em que foi alçado ao posto de desembargador do TJSP. Eleito presidente do TJSP para o biênio 1994-1995, teve sua gestão abreviada em virtude de aposentadoria, em abril de 1994. Faleceu em 2013, com 89 anos. 
        Ao evento compareceram também o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o ministro Massami Uyeda; o presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o juiz assessor e chefe do gabinete civil da Presidência, Ricardo Felicio Scaff; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a viúva do homenageado, Maria Helena Marx Davis; as filhas Patrícia e Fernanda; os genros Marcelo e Marco Fábio; os netos Renata, Mariana e Fernando; demais desembargadores, juízes, advogados, autoridades civis e militares, familiares, amigos e servidores.  

        Mais fotos no Flickr

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP