Memória

Destaque

Aloysio Álvares Cruz é homenageado no TJSP

        As grandes contribuições do desembargador Aloysio Álvares Cruz à Justiça foram relembradas ontem (20), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante.

        Aloysio Álvares Cruz nasceu na Capital paulista em 1921. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1944. Advogou no período de 1945 a 1972 e foi procurador do Município de Itanhaém, em 1949. Ingressou na Magistratura em 1972, pelo critério do 5º Constitucional, e foi juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil. Chegou ao cargo de desembargador do TJSP em 1979 e foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral em 1990. Aposentou-se em 1991 e faleceu em 1999.

        O desembargador Luis Soares de Mello Neto foi orador em nome da Corte. Enalteceu a importância da “Agenda 150 Anos”, discorreu sobre a biografia de Aloysio Álvares Cruz e relatou sua relação profissional com o homenageado. “Esse brilhante magistrado tem marca evidente em minha vida e, para mim, é indizível a honra de ser o porta-voz dessa singela homenagem.”

        Em seguida, a juíza Patrícia Álvares Cruz, filha do homenageado, falou em nome da família. Agradeceu ao TJSP pela solenidade e destacou a influência do pai em sua carreira no Judiciário. “É curioso que eu tenha repetido um modelo que me foi passado antes mesmo que eu tivesse condições de compreendê-lo, mas o que aconteceu comigo me traz uma certeza: sem o exemplo de meu pai, não seria a magistrada profundamente realizada que sou.”

        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, encerrou a cerimônia: “No momento em que a República necessita de exemplos, a nossa juventude precisa saber que temos muitos de quem podemos nos orgulhar”.

        Prestigiaram a cerimônia os desembargadores Artur Marques da Silva Filho, Geraldo Francisco Pinheiro Franco e Ricardo Mair Anafe, respectivamente presidentes das seções de Direito Privado, Criminal e Público; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; os prefeitos de São Caetano do Sul e Mauá, Paulo Nunes Pinheiro e Donisete Braga, respectivamente; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José da Ávila Cruz, representando a presidente; o conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo, Rogério de Menezes Corigliano, representando o presidente; as juízas assessoras da Presidência do TJSP Alexandra Fuchs de Araújo e Maria Fernanda de Toledo Rodovalho; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a viúva do homenageado, Diana Dirce Melo Pacheco; o genro Luiz Guilherme e o neto Artur; desembargadores; juízes; autoridades civis e militares; membros do Ministério Público; defensores públicos; advogados; familiares; servidores e convidados.

 
        Mais fotos Flickr

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP