Memória

Destaque

Hélio de Quadros Arruda é homenageado no TJSP

        Familiares e amigos do desembargador Hélio de Quadros Arruda participaram da homenagem que relembrou sua trajetória de vida, em mais um evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, realizado na última quarta-feira (4) no Salão do Júri do Palácio da Justiça.

        Hélio de Quadros Arruda nasceu em São Paulo, em 1919. Formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, turma de 1941. Atuou na Promotoria Pública e foi procurador-geral da Justiça em 1956. Ingressou na Magistratura, pelo quinto constitucional, em 1976. Foi vice-presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil em 1980 e chegou ao cargo de desembargador no mesmo ano. Aposentou-se em 1987. Foi professor das Faculdades de Direito da Universidade Católica de Campinas e de Serviço Social da Universidade Católica de São Paulo. Faleceu em 2002.

        O desembargador José Roberto Coutinho de Arruda, filho do homenageado, foi o orador em nome da Corte. Enalteceu a importância do projeto “Agenda 150 Anos” e destacou as principais características do desembargador Hélio de Quadros Arruda. “Homem com sólida formação religiosa e humanística, tinha grande conhecimento jurídico e forte sentimento de Justiça.”

        O juiz aposentado José Paulo Coutinho de Arruda, também filho de Hélio de Quadros, falou em nome da família. Em seu discurso, lembrou que o pai recebeu outra homenagem do TJSP, em junho deste ano, quando foi conferido seu nome ao Fórum de Vargem Grande Paulista. Ao falar sobre o homenageado, frisou que era “homem de sólida formação cristã, que sempre se pautou por uma postura de integridade, firmeza de princípios morais e pela intransigente defesa dos valores éticos”.

        Em seguida, o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, disse, ao encerrar o evento, que cabia ao Tribunal agradecer à família do homenageado o fato de Hélio de Quadros Arruda ter integrado seus quadros. “Nas homenagens da Agenda 150 Anos lembramos como o Tribunal de Justiça é grande, por ter abrigado tantos homens que são exemplos para o País”, afirmou.

        Prestigiaram o evento o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal em exercício, desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Privado, Décio Luiz José Rodrigues, representando o presidente; o decano do TJSP, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César, representando o governador; o procurador de Justiça, Álvaro Augusto Fonseca de Arruda (sobrinho do homenageado), representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; o desembargador Antonio Carlos Malheiros; os juízes assessores da Presidência, Ricardo Felício Scaff e Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva; o delegado chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; familiares do homenageado: os filhos José Paulo Coutinho de Arruda e Maria Cecília Coutinho de Arruda; as noras Ruth e Maria Cecília e o neto Daniel; além de desembargadores, juízes, advogados, autoridades civis e militares, familiares, amigos e servidores.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP