Salesópolis e Nazaré Paulista homenageiam o Judiciário
Nazaré Paulista – Na última quinta-feira (5), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, pelo decreto legislativo 9/15, recebeu o título de “Cidadão Honorário Nazareano”, em solenidade realizada na Câmara de Nazaré Paulista.
Primeiro a fazer uso da palavra, o prefeito Joaquim da Cruz Júnior saudou o homenageado, destacando sua trajetória na Justiça estadual e nacional. “Muito obrigada pelo o que o senhor tem feito por Nazaré Paulista com a transformação do foro distrital em comarca.” O prefeito também destacou o trabalho da magistrada Renata Heloisa da Silva Salles, da 1ª Vara Cível de Atibaia, antecessora de Leonardo Manso Vicentin na condução do Judiciário local. Segundo o presidente da Câmara, João Batista Pan, era uma grande honra para Nazaré Paulista “receber o professor Nalini”.
O presidente Nalini recebeu o título em nome do Poder Judiciário paulista. ”Eu sou transitório, mas o Judiciário de São Paulo atende a todos que dele se socorrem.” O presidente elogiou o coordenador da 6ª CJ, desembargador Miguel Brandi, “padrinho da região” e o novo juiz de Nazaré Paulista, que foi assistente do desembargador Walter Piva Rodrigues, antes de ingressar na Magistratura. Também agradeceu aos nazareanos encerrando sua fala com trechos do Hino de Nazaré Paulista que tem letra e melodia do maestro Nestor Avelino Pinheiro.
À cerimônia estiveram presentes o coordenador da 6ª Circunscrição Judiciária – Bragança Paulista, desembargador Miguel Angelo Brandi Júnior; o juiz diretor do FD de Nazaré Paulista Leonardo Manso Vicentin; o juiz diretor do fórum da Comarca de Atibaia, José Augusto Nardy Marzagão; o juiz diretor do fórum da Comarca de Bragança Paulista, Laércio José Mendes Ferreira Filho; os vereadores Clóvis Aparecido de Oliveira e Robson Barbosa Machado (autores do projeto de lei), Antonio dos Santos, Claudionor Leite, Joel de Almeida e Luiz Carlos Bittencourt; o comandante do Destacamento da Polícia Militara de Nazaré Paulista, sargento PM Sandro Santos, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nazaré Paulista José Moacir de Brito; o presidente do Conseg, Jaime Gonçalves; advogados, servidores e cidadãos nazareanos.
Mais fotos no Flickr.
Salesópolis – Na sexta-feira (6), em solenidade realizada na Câmara, Salesópolis homenageou o passado e o presente da Justiça paulista. A comunidade forense celebrou o “Dia do Patrono”, com homenagem ao juiz Messias José de Melo Souza, que dá nome ao fórum. O projeto, que busca homenagear personalidades que dão nome às edificações forenses, está inserido na Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante. Na mesma ocasião, foi concedida a cidadania ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, que recebeu o título em nome da Instituição. Canções da MPB, com apresentação do coral do “Projeto Flauta Doce e Violão”, da Associação Caminhando Juntos e da Prefeitura de Salesópolis, abrilhantaram a cerimônia. O juiz diretor do Fórum Distrital de Salesópolis, Alexandre Miura Iura, falou sobre o Dia do Patrono. “O juiz Messias José de Melo Souza assumiu um compromisso de vida na luta pela Justiça e tinha plena consciência de que o exercício da Magistratura, não se encerra nas atividades de gabinete.” A advogada Fabíola de Castro Melo Souza, filha do homenageado, em nome da família, disse que “hoje, após um ano da data que o fórum de Salesópolis recebeu o nome de meu pai, posso dizer que a cidade escolhida para esta homenagem não poderia ser melhor”.
Na sequência, em sessão solene da Câmara de Salesópolis, com a presença de representantes do Poder Público, o titulo de “Cidadão Honorário” foi concedido ao presidente Renato Nalini. O presidente Paulo Arouca Sobreira (autor do projeto) explicou que a honraria foi dada em reconhecimento à trajetória de vida de Nalini. “A vida nos ensina que o mérito não vem por acaso. As pessoas vitoriosas se destacam por sua persistência e dedicação.” O prefeito Benedito Rafael da Silva elogiou a iniciativa. “Felizes estamos por mais este benemérito cidadão desta estância turística, um dos maiores magistrados do Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo. Em seu discurso, o presidente Nalini falou sobre sua gratidão pelo título recebido, destacando a história de Salesópolis, berço do Rio Tietê. “Para um ambientalista quase fundamentalista, é um grande orgulho merecer a cidadania desta belíssima São José do Paraitinga, hoje Salesópolis.”
Também participaram da solenidade o desembargador Roberto Galvão de França Carvalho; o deputado estadual Luiz Carlos Gondim; os vereadores Benedito Lélis Renó, Claudinei José de Oliveira, Cristian Luiz Candelária, Deise Aparecida Corrêa Duque, Francisco Marcelo de Morais Corrêa, Mário Barbosa Pinto e Sérgio dos Santos; o juiz diretor do fórum de São José dos Campos e diretor adjunto do Departamento de Interiorização da Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), Carlos Gutemberg de Santis Cunha, representando o presidente; o juiz do FR de São Miguel Paulista, Michel Chakur Farah; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante da 3ª Companhia do 17º BPMI – Salesópolis, 1º tenente PM Dirceu Godoy de Oliveira; a procuradora-geral do Município de Mogi das Cruzes, Dalciani Felizardo, representando o prefeito; o padre da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, Antonio Carlos Menezes; o presidente da Associação Caminhando Juntos, José Gastão Cursino dos Santos; a viúva do patrono, Sonia Maria de Castro Melo Souza, secretários municipais, advogados, autoridades civis e militares, servidores e convidados.
Antes do evento, o presidente Nalini visitou o Parque Nascentes do Rio Tietê, também no Município de Salesópolis, e plantou duas mudas de árvores: Cambuci e Copaíba. No parque, está localizada a nascente do Tietê, a uma altitude de 1.027m, e 1.136 km distante de sua foz, em Itapura, no Rio Paraná.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS e DI (textos) / AC e DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br