Memória

Destaque

Agenda 150 Anos homenageia José Luiz Vicente de Azevedo Franceschini, magistrado e filantropo

        A Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante relembrou ontem (5) a biografia e a carreira do desembargador José Luiz Vicente de Azevedo Franceschini, homem que dedicou a vida à Justiça e à filantropia. Para falar em nome do Tribunal foi designado o desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, vice-presidente do TJSP no biênio 2012/2013 e filho do homenageado.
        
O orador começou divertindo o público com histórias sobre a infância e as aventuras de menino de seu pai. Já como juiz, o homenageado ficou conhecido por sua “capacidade de trabalho fora do comum”, afirmou Gonzaga Franceschini. Segundo ele, José Luiz Vicente “mantinha a atividade jurisdicional rigorosamente em dia, para admiração dos colegas”, mesmo dedicando-se com afinco à direção da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga e colaborando com a Clínica Infantil do Ipiranga.
        
Entre os cargos que o homenageado ocupou destaca-se sua atuação no Tribunal de Alçada Criminal, instituição que chegou a presidir no biênio 1970/1971 e “deixou obras que foram paradigmas de organicidade e administração”, segundo o orador. “Até hoje sou cumprimentado por servidores agradecidos pelo trabalho que meu pai desempenhou naquele tempo”, contou. Em 1979, com o advento da Lei Orgânica da Magistratura, José Luiz Vicente viu-se obrigado a escolher entre a filantropia e a carreira. Mesmo pesaroso, optou pela primeira.
        
A oradora em nome da família foi uma das irmãs do homenageado, Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, que, aos 93 anos, emocionou o público ao ler uma carta enviada em outubro de 1985 pelo seu pai, Furio Franceschini, a José Luiz Vicente, em ocasião da posse deste como desembargador.
        
O vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, falou no encerramento da solenidade e ressaltou sua estima pelo orador, pois foi juiz substituto de Gonzaga Franceschini no Foro de São Miguel Paulista e o sucedeu na Vice-Presidência da Corte. “Só posso agradecer pelas palavras”, disse ao orador, “e elogiar a vitalidade e lucidez verdadeiramente espantosas da senhora Maria Gabriela”.
        
José Luiz Vicente de Azevedo Franceschini nasceu no dia 17 de setembro de 1917, na cidade de São Paulo. Estudou Direito na USP, turma de 1939. Ingressou na Magistratura em 1942, sendo nomeado para a Comarca de São Carlos. Nos doze anos seguintes foi juiz nas cidades de Ubatuba, Paraibuna, Santa Branca e Amparo, antes de ser promovido para a capital em 1954. No ano de 1967 foi novamente promovido, desta vez para o Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Foi alçado ao posto de desembargador em 1975. Aposentou-se em 1979 para dedicar-se à filantropia, atividade que exerceu até pouco antes de seu falecimento, em 2012. Entre as diversas homenagens que recebeu ao longo da vida destaca-se o fato de ser o patrono do Foro Regional do Butantã.
        
Prestigiaram a cerimônia o decano do TJSP, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal em exercício, desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva; o juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Ricardo Felício Scaff; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, José de Ávila Cruz, representando o presidente da OAB; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; o filho do homenageado, José Inácio Gonzaga Franceschini; suas noras Vera Lúcia, Bernadete e Maria de Las Gracias; os netos Marina Eduardo, Márcia, Maria Cristina, Ana Carolina, Renata, José Luiz, Vitória, Marcelo, Juliana, Fernanda e Guilherme; os bisnetos Matheus, Gabriela, Paulo Roberto, Júlia, Pedro e Luiza; demais desembargadores, juízes, advogados, familiares, servidores e amigos.         
        Mais fotos no Flickr.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP