Memória

Destaque

'Livro Digital da Biblioteca' reúne dados biográficos dos desembargadores do TJSP

        A Coordenadoria de Difusão das Informações Judiciárias do Tribunal paulista apresentou hoje (18), no Gabinete da Presidência, o “Livro Digital da Biblioteca”. A publicação, que futuramente será disponibilizada para consulta pública, reúne dados biográficos e fotografia de todos os desembargadores ou ministros (como eram chamados no passado) da Corte, desde sua instalação até os integrantes atuais.

        O desembargador Ricardo Henry Marques Dip, que está à frente da Diretoria de Gestão do Conhecimento Judiciário do TJSP (DGJud) e que coordenou a publicação, explicou que o livro é uma das atividades do projeto Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, também idealizado por ele. A iniciativa busca resgatar a história da Corte e homenagear grandes vultos que deixaram sua marca na Justiça brasileira. “O ‘Agenda 150 Anos’ é um projeto ambicioso. Uma parte corresponde às homenagens realizadas, que são emocionantes, mas também contempla a documentação da nossa história”, disse.

        Dip fez questão de agradecer o empenho de todos que colaboraram para a concretização do livro, especialmente aos servidores Maria Luisa Giadans Corbillon Leandro, que organizou o material, e José Carmelito Neves dos Santos, diretor da DGJud, assim como às secretarias da Magistratura (Sema), da Presidência (SPr) e de Tecnologia da Informação (STI). “É um trabalho importante, não apenas para a memória daqueles que passaram pelo TJSP, mas para tomarmos consciência da nossa história e nos prepararmos para o futuro.”

        Em seguida, Maria Luisa apresentou o trabalho ao presidente José Renato Nalini, desembargadores, juízes e servidores presentes. Explicou que a catalogação foi realizada a partir de dados da Secretaria da Magistratura, de documentos que estavam na Secretaria Estadual da Fazenda e de livros. “Este arquivo será atualizado periodicamente e, o mais importante, é passível de alterações, pois apesar de revisado, poderá ocorrer alguma inconsistência”, disse.

        O presidente Nalini disse estar muito satisfeito com o trabalho e também agradeceu aos servidores e ao desembargador Dip. “O senhor conseguiu entusiasmar a todos que trabalharam neste projeto e espero que isso prossiga”, disse ao colega. E destacou: “O nosso passado, do qual nós nos orgulhamos, é um passado que nos inspira a continuar”.

        Também participaram da apresentação o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Picelli; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; desembargadores; juízes e servidores. O desembargador Artur Marques da Silva Filho, presidente da Seção de Direito Privado, não pôde comparecer porque representou o TJSP em evento externo.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP